sábado, 27 novembro 2021
InícioAnimaisDesde semana passada, morreram 19 macacos por febre amarela em Blumenau

Desde semana passada, morreram 19 macacos por febre amarela em Blumenau

 

 

 

A Diretoria da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira (24/03/20) que já morreram 37 macacos por febre amarela no estado. O número de maior casos foi em Blumenau, onde 19 animais foram encontrados sem vida. As outras cidades são Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó, Jaraguá do Sul, Campo Alegre, São Bento do Sul, Luís Alves e Doutor Pedrinho.

São 25 mortes de primatas a mais do que o relatório divulgado da semana passada. Outras 163 mortes de macacos aguardam resultado dos exames. Felizmente eles não transmitem a doença, mas sua morte revela o quanto ela está “rondando” o Vale do Itajaí. A transmissão é pela picada dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
.

Já em relação aos humanos, o número permanece o mesmo: sete casos confirmados. Os pacientes são das cidades de Camboriú, Blumenau, Indaial, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Os dados revelam a importância da população se imunizar contra a febre amarela, uma doença grave.

“Até o momento, a cobertura vacinal do estado está em 85%, embora seja heterogênea nos municípios. Muitos ainda não atingiram bons índices. O ideal é vacinar, ao menos, 95% da população dentro do público-alvo, que são todas as pessoas com mais de nove meses de idade” alerta João Fuck, gerente de zoonoses da SES.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS