Desassoreamento deve reduzir impacto das chuvas em região da Itoupavazinha

Foto: Michele Lamin

 

Fotos: Michele Lamin

Iniciaram na manhã desta quarta-feira (30/01/19), os serviços para desassorear e limpar o ribeirão Salto do Norte e devem abranger uma extensão de 2 quilômetros. As retroescavadeiras estavam na Rua Deonísio Chequeti trabalhando, e seguirão em direção às ruas Henrique e Berta Mette, no bairro Itoupavazinha, em Blumenau.

Moradores destas duas últimas  ruas tem sido constantemente atingidos pelos alagamentos dos recentes temporais. Com mais fluxo e menos obstáculos no caminho, evita que a água acumule e o ribeirão transborde. Vai ajudar, mas não resolver, porque somente com a canalização a chance de não transbordar pode ser mais efetiva.

Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, os serviços serão custeados integralmente com recursos próprios. Ele acompanhou o início das obras acompanhado do secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Michael Schneider, e do presidente da Faema, Eder Boron.

 

 

“É um investimento que totalizará cerca de R$ 300 mil, pagos por meio de recursos do orçamento do município, uma vez que não recebemos apoio dos governos estadual e federal”, afirma Mário. Ele ainda ressalta que, para a ação ter o efeito esperado, a população deve deixar de jogar entulho no ribeirão e em suas margens. “Encontramos pneus, plásticos e outros materiais aqui no leito. Só conseguiremos evitar os alagamentos e oferecer maior segurança para a comunidade se deixarem de descartar este tipo de objeto”, considera o prefeito.

O secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Michael Schneider, explica que os trabalhos devem ter duração de aproximadamente 30 dias. “Obviamente, esse prazo depende das condições climáticas. É uma execução complexa porque há construções nas margens”. As intervenções serão acompanhadas de perto pela Faema. “Fizemos todas as recomendações ambientais. Agora, faremos o acompanhamento para preservação da fauna e da flora, além da destinação correta dos resíduos retirados”, complementa o presidente da fundação, Eder Boron.