Deputada Estadual Ana Paula Lima fala sobre o Dia Internacional da Mulher

Ana-Paula_01

 

Ana Paula Lima (PT) foi a primeira mulher eleita deputada estadual por Blumenau, e está no quarto mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde é Coordenadora da Bancada Feminina. Considerada uma das maiores forças políticas femininas em Santa Catarina, especialmente no Vale do Itajaí, onde está sua base eleitoral, já foi primeira dama em dois mandatos do marido, o atual deputado federal e ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima (PT). Nesse período também atuou como presidente da Fundação Pró-Família.

Filiada no Partido dos Trabalhadores desde 1987, mesmo ano em que ingressou no curso de Enfermagem e Obstetrícia na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde se formou enfermeira. Com todo esse histórico de vida e liderança junto às mulheres,  OBlumenauense entrevistou a deputada para saber sua opinião sobre o Dia Internacional da Mulher e suas conquistas ao longo da história.

 

Ana-Paula_03OBlumenauense: Sob sua perspectiva pessoal, o que foi ser mulher há 20 anos e o que é ser hoje, em 2016?

Ana Paula Lima: Ser mulher é algo maravilhoso, ao mesmo tempo em que carregamos, por conta disto, cargas pesadíssimas de responsabilidade e expectativa geradas pela sociedade em que vivemos. Muito mudou nos últimos anos e isto é animador. Temos que considerar, por exemplo, que nestes últimos anos somaram-se as nossas conquistas leis específicas que punem agressores de mulheres, como é o caso da Lei Maria da Penha e do Feminicídio; e também que se debrucem sobre a questão da violência de gênero, de minha autoria, o Observatório da Violência Contra a Mulher.

Isto demonstra primeiro, o reconhecimento de que muitas mulheres estão morrendo simplesmente por serem mulheres e, segundo, que estamos, ainda que timidamente, dispostos a refletir e mudar esse quadro. Foi também nesses últimos anos que testemunhamos a primeira mulher ser eleita presidenta do Brasil. Enfim, muita coisa mudou e outras ainda precisam ser alteradas. O que não podemos é nos conformar com o que alcançamos até aqui e, tampouco, desacreditar da nossa força.

OBlumenauense: Como deputada, qual a importância da mulher se engajar na luta pelos direitos através da política?

Ana Paula Lima: Disse em outras oportunidades e reforço que qualquer conquista é fruto de muito convencimento, empoderamento e luta. Nesse sentido, acredito ser fundamental que as mulheres estejam ocupando os lugares de poder e decisão. Os homens são, quase exclusivamente, os únicos nos representando, ou seja, criando as leis que amparem todas nós. Somos mais da metade da população brasileira, no entanto, ocupamos pouquíssimas cadeiras no Congresso, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Quando mudarmos esta realidade vamos conseguir expor e defender mais fortemente o que acreditamos e, principalmente, avançar no que é necessário para a igualdade de gênero.

OBlumenauense: Qual sua mensagem às mulheres de Blumenau e do Vale do Itajaí?

Ana Paula Lima: Somos fortes, guerreiras, lutadoras e incansáveis na defesa daquilo em que acreditamos. Esta garra faz a diferença em todos os aspectos da nossa vida. Não podemos acreditar que somos frágeis ou incapazes de liderar. Colocar a figura da mulher em segundo plano, silenciando os nossos anseios, é uma violência contra nós. Desejo profundamente que neste oito de março, dia Internacional da Mulher, possamos nos unir e solidarizar umas com as outras para que assim tenhamos a força de construir e mudar a realidade em que vivemos. Espero que no próximo ano tenhamos muitas novas conquistas para comemorar e reacender nossa fé na igualdade e respeito.