Dengue em Blumenau: primeiro caso do ano é confirmado pela prefeitura

Município segue sem mortes pela doença até o dia 23 de fevereiro de 2026.

Depois de um começo de ano tranquilo e sem positivações, o cenário da dengue em Blumenau registrou uma mudança. No mais recente relatório da Semus, referente ao intervalo entre 9 e 23 de fevereiro, o município confirmou o primeiro caso da doença em 2026.

Não há informações sobre o estado de saúde do paciente, a sua idade ou se a transmissão ocorreu em alguma região da cidade. Apesar do registro do primeiro caso, o marcador de óbitos segue zerado nos dois primeiros meses.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

Porque a prefeitura não divulga quantos focos têm na cidade

Se você sentiu falta daquela contagem tradicional de focos de mosquito, há uma explicação técnica para isso. A prefeitura optou por não divulgar esses números agora por conta do Método Wolbachia.

Como a cidade está em fase de soltura dos “wolbitos” — mosquitos que carregam uma bactéria que os impede de transmitir o vírus — as equipes não conseguem diferenciar visualmente, de forma imediata, se um foco encontrado é do Aedes aegypti perigoso ou do “do bem”.

Para não causar um susto desnecessário na população, já que o número de mosquitos com Wolbachia deve subir naturalmente nas áreas de soltura, a contagem oficial de focos saiu de cena por enquanto.

Não baixe a guarda

Mesmo com os novos “mosquitos aliados” circulando por aí, a recomendação continua a mesma de sempre: nada de vacilar com água parada. A Semus reforça que os cuidados em casa — como revisar vasos de plantas e recipientes expostos — são essenciais para manter a proliferação sob controle, independentemente do método utilizado pela administração municipal.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky