quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioGeralDefesa Civil sensibiliza população sobre simulado de deslizamento

Defesa Civil sensibiliza população sobre simulado de deslizamento

Defesa-Civil

Simulado de deslizamento é a primeira etapa das atividades que serão feitas na cidade durante a Semana Municipal de Defesa Civil

Texto: Joni César

A equipe de Defesa Civil de Blumenau está trabalhando em ritmo acelerado para concluir os últimos detalhes para a realização do simulado de deslizamento, programado para o sábado, dia 4 de julho, no período da manhã. A ação, que vai contar com a participação de diversas entidades do município, vai se concentrar na Capela Santa Luzia, com a comunidade da rua Araranguá, no bairro Ribeirão Fresco. Nesta semana, a Defesa Civil está visitando os moradores da região para um trabalho de sensibilização, informando sobre a ação e também pedindo a colaboração de todos para o sucesso do simulado.

Além de estreitar a relação com comunidade da rua Araranguá, a Defesa Civil também está entregando aos moradores um folheto explicativo sobre a ação, como será feita, os procedimentos de evacuação e a lista de ruas onde residem as famílias que vão participar do trabalho. De acordo com o diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, 62 residências foram mapeadas na região com maior possibilidade de deslizamento.

As atividades do simulado iniciam às 5h30, com a chegada da equipe de Defesa Civil e alarme para a comunidade. A partir das 6h30, começam os trabalhos de deslocamentos dos moradores envolvidos para um local de acolhimento (abrigo). Às 7h30, será feito a recepção dos participantes e às 8h30, iniciam as palestras à população. O encerramento das atividades está previsto para as 11h.

Semana de Defesa Civil

O simulado de deslizamento com a comunidade da rua Araranguá é a primeira etapa de um trabalho que será feito pela Prefeitura de Blumenau. As atividades fazem parte da Semana Municipal de Defesa Civil, que segue até o dia 9 de julho na cidade. Como no simulado, o evento vai contar com a participação efetiva de diversas entidades do município, incluindo o Corpo de Bombeiros e, pela primeira, vez o Jipe Clube.

As atividades da Semana Municipal de Defesa Civil vão se concentrar em frente à Prefeitura. Uma ampla estrutura será montada no local para trazer à comunidade os trabalhos da Defesa Civil, como o Alertablu, a Geologia e demais segmentos que fazem parte dos serviços de prevenção a desastres.

Além disso, a Defesa Civil vai trazer novidades no evento, como o lançamento do aplicativo para celulares com dados sobre o nível do rio entre outras informações. Ainda está prevista a presença de representantes do Ministério da Integração e o secretário de Estado da Defesa Civil Nilton Hobus. A Semana Municipal de Defesa Civil encerra no dia 9, quando se comemora o Dia Municipal de Defesa Civil.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS