A Defesa Civil de Blumenau atendeu, nas últimas horas, cinco ocorrências associadas à instabilidade do tempo. As informações foram atualizadas às 8h45 desta sexta-feira (27/06/25).
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Entre os registros está a queda de um muro na Rua Araucária, nº 40, no bairro Velha, sem danos maiores. Ainda na manhã, foi registrada infiltração de água no CEI Ingo Hering, na Rua Barbacena, nº 89, no bairro Garcia. O atendimento foi feito pelos agentes Naiade e Alan, e uma nova avaliação está programada para ocorrer ao longo do dia.

Outra ocorrência foi a queda de uma árvore sobre a via pública na Rua Antonio Zendron, nº 2.174, no bairro Valparaíso. Não houve vítimas. A árvore interrompeu a via, atingindo apenas fiações de TV a cabo e uma placa de sinalização — a rede elétrica não foi afetada. Com a ajuda de cordas e de uma caminhonete Hilux, a árvore foi arrastada para a lateral, liberando o tráfego de veículos. O local foi sinalizado, e o caso encaminhado para a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB) realizar a retirada completa.
Na Rua Novo Hamburgo, nº 230, no bairro Água Verde, outro muro caiu entre duas residências, sem causar danos diretos às construções. Três lonas foram doadas para a proteção da área afetada. Os moradores receberam orientações e solicitaram um parecer técnico para anexar ao pedido junto ao seguro residencial.

A ocorrência mais grave foi registrada na Rua Mauritânia, nº 230, no bairro Badenfurt. Um deslizamento causou a queda de um muro de pneus e comprometeu a estrutura de uma residência.
A parte inferior de alvenaria sofreu danos severos, enquanto a parte superior, de madeira, ficou avariada e deslocada. Três adultos residiam no local, que foi interditado preventivamente. Eles já tinham destino para onde se abrigar. O Corpo de Bombeiros realizou o primeiro atendimento, e a Defesa Civil determinou a necessidade de vistoria técnica de engenheiro e geólogo logo pela manhã.
Apesar dessas ocorrências, os volumes de chuva nas últimas 12 horas permanecem baixos, segundo os dados do AlertaBlu. As estações que registraram algum acumulado foram Fidelis, Glória, Itoupavazinha, Nova Esperança e Vorstadt, todas com 0,2 mm. A média de precipitação nesse período foi de apenas 0,2 mm — valor considerado muito baixo para provocar danos diretos.
Os episódios relatados pela Defesa Civil estão relacionados à saturação do solo após dias consecutivos de tempo instável. A Defesa Civil segue monitorando as condições e reforça que a população deve informar qualquer situação de risco pelos canais oficiais.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky