domingo, 28 novembro 2021
InícioClimaDefesa Civil registra 30 ocorrências no temporal deste sábado (2/02) em Blumenau

Defesa Civil registra 30 ocorrências no temporal deste sábado (2/02) em Blumenau

Rua Irmã Aluysianis, no Morro do Concórdia, bairro Velha | Foto: Borges In The Mix/Blu Press

 

O temporal deste sábado (3/02/19) provocou vários alagamentos e várias quedas de barreiras em Blumenau. Segundo dados do AlertaBlu, somente nas últimas 24 horas (medição das 9h45min de domingo), choveu em média cerca de 51,87 mm em toda cidade.

As regiões mais atingidas foram os bairros Vorstadt, Garcia, Velha e Vila Nova. Impressionam os volumes de chuva registrados nas estações do Vorstadt com 111,8 mm, Araranguá com 99,2 mm, Parque Ramiro Ruediger com 97,4 mm, Fidélis com 84 mm, Coripós 77 mm, Velha Central com 66 mm e Velha Grande com 64 mm. Para você ter uma ideia, a média climatológica em fevereiro é de 102 mm.

Segundo os dados coletados pelo CEOPS da Furb, choveu 113,2 mm na estação do Campus 1. O valor corresponde a 61% da média de fevereiro, que no CEOPS está registrado como 183,6 mm.

As quedas de barreiras foram registradas na Rua Maestro Francisco Baumgarten, no bairro Escola Agrícola, onde o deslizamento obstruiu a via. Foi o mesmo caso das ruas Hermann Kratz, José Pavlak (ambas no bairro Velha Central), Laranjeiras, Irmã Aluysianis (ambas na Velha) e Gilmar Moacir Mass (Salto Weissbach), Raimundo Silveira Souza (Garcia) e Júlio Michel (Tribess).

 

Rua José Pavlak, no bairro Velha Central | Foto: Gabriel Guimarães

 

Na Rua Harry Koepke (Velha Central) ocorreu uma queda de árvore na via. A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana já foi informada e deve trabalhar para desobstruir os locais atingidos. Outra ocorrência foi o destelhamento em uma residência localizada na Rua Wilhelm Siebert, nº 182, no bairro Velha.

Ocorreram alagamentos nas ruas Antônio da Veiga, Almirante Tamandaré, Almirante Barroso (as três no Vila Nova), São Paulo, Victor Konder (ambas no Victor Konder), 25 de Janeiro (Itoupava Norte), Júlio Baumgarten (Escola Agrícola), Luiz Bittelbrunn, Dos Caçadores (ambas no Velha), Rua José Reuter (Velha Central), além de tantas outras.

“Como foi anunciado ontem através do AlertaBlu, havia uma previsão de quantitativo de chuva bem significativo, o que acabou acontecendo na tarde. Nossas equipes estavam acompanhando, e registraram alagamentos em pontos históricos, onde a drenagem não dá vazão ao volume de chuva que caiu. Entre as várias ocorrências, tivemos uma queda de árvore, trazendo prejuízo à rede elétrica, onde a Celesc foi logo acionada. Também tivemos deslizamentos, que não chegaram a comprometer nenhuma residência ou comércio em Blumenau. Nossa equipe de geologia vai estar em campo para avaliar cada deslizamento. A Secretaria de Serviços Urbanos também já foi mobilizada, para restabelecer as condições mínimas de trânsito e mobilidade urbana. Iremos avaliar todas as ocorrências, para ver se alguma merece atenção imediata através de uma obra ou um serviço que seja necessário. Não houve nenhum registro de pessoa ferida e nas próximas horas teremos uma avaliação mas ampla”, comentou o Secretário da Defesa do Cidadão, Carlos Olimpio Menestrina.

 

Rua Maria Pinheiro da Silva, bairro Velha Grande | Foto: Gabriel Guimarães

 

Rua José Reuter, bairro Velha Central | Foto: Talita Arabar

 

Rua 25 de Janeiro, bairro Itoupava Norte | Foto: Júlio Pollhein

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS