sábado, 4 dezembro 2021
InícioBairrosFortalezaDefesa Civil estuda montar um núcleo de defesa no Fortaleza

Defesa Civil estuda montar um núcleo de defesa no Fortaleza

dique-Fortaleza_PI5_16-3-15

Proposta é ampliar os grupos organizados da sociedade para ajudar a Defesa Civil e também a própria comunidade na conscientização da ajuda mutua para a prevenção no município.

Texto: Joni César

A Secretaria de Defesa do Cidadão pretende em breve montar um Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) no bairro Fortaleza. A proposta é ampliar os grupos organizados da sociedade em diversos pontos da cidade para ajudar a Defesa Civil e também a própria comunidade sobre a conscientização da ajuda mutua para a prevenção no município. Além desse estudo em andamento, a Defesa Civil está trabalhando na criação dos núcleos da Rua da Glória, no bairro Da Glória, e na rua Araranguá, no bairro Garcia. Em Blumenau, os bairros Velha Grande e na Escola Agrícola já contam com núcleos formados e atuantes na cidade.

O Nudec consiste na formação de um grupo de pessoas voluntárias da comunidade para ajudar a Defesa Civil na prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas de maior vulnerabilidade da cidade. Por isso, exerce a função também a função de estreitar as relações entre a comunidade e a Prefeitura para a construção de um planejamento participativo, trazendo mudanças de comportamento para o bem comum da sociedade.

Dique Fortaleza – PI5

Além de ajudar o município e principalmente a comunidade de um ponto específico na cidade, a formação do Nudec no bairro Fortaleza tem como objetivo incentivar também um trabalho de conscientização em relação aos cuidados com o ribeirão Fortaleza, hoje um problema enfrentado pela Defesa Civil. Desde a inauguração do Dique de contenção Contra cheias (Dique Fortaleza – PI5), diversos materiais, como entulhos e lixo são retirados das comportas trazidos pelo ribeirão, principalmente em dias de chuvas.

Somente na manhã desta segunda-feira, dia 16, a equipe da Defesa Civil retirou uma caçamba de entulhos das comportas, como pedaços de madeira, entre outros. Além disso, materiais como pneus e objetos de uso da comunidade foram retirados na comporta. Por isso, a Defesa Civil pede o apoio da comunidade para que evitem jogar materiais dentro do ribeirão, que podem vir a prejudicar sensivelmente o funcionamento das comportas em dias de chuvas.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS