sábado, 6 março 2021
Início Esporte Tênis Defesa Civil determina desocupação, reforma ou demolição de casarão em Blumenau

Defesa Civil determina desocupação, reforma ou demolição de casarão em Blumenau

Secretaria vai acionar a Justiça para que os proprietários iniciem imediatamente a reforma ou demolição do imóvel.

Foto: Defesa Civil

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), determina a desocupação do casarão antigo localizado no bairro Itoupavazinha. No último sábado (23/01/21), parte do telhado do imóvel desabou e isso pode causar riscos às pessoas que ocuparem o local. Além disso, a secretaria vai acionar a Justiça para que os proprietários iniciem imediatamente a reforma ou demolição do imóvel.

A Sedeci inspecionou o imóvel em 2019 e apontou a necessidade de obras de manutenção, mas naquela oportunidade não havia grande risco. A casa está em processo judicial por duas situações: por ser considerado Patrimônio Histórico Cultural e a outra envolvendo o casal que ocupa o imóvel e está com processo de usucapião.

No sábado e domingo, os agentes da Defesa Civil estiveram no local vistoriando o imóvel. Nesta segunda-feira (25), os agentes fizeram uma nova avaliação do imóvel e um laudo com duas determinações foi emitido. A primeira ação estabelece a retirada imediata do casal que ocupa o imóvel. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) tenta convencer as pessoas a saírem de forma voluntária, do contrário, o município terá que fazer a retirada compulsória dos moradores com objetivo de preservar vidas.

A Defesa Civil encaminhou o caso para que Justiça determine o início imediato das obras de recuperação pelos proprietários, ou para que seja feita a demolição do imóvel. Assim que ocorrer a desocupação da casa, a calçada em frente ao imóvel será isolada e um tapume deverá ser colocado para proteger pedestres e motoristas que trafegam no local.

Por João Vitor Korc [SECOM/BNU]

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS