quinta-feira, 21 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Deslizamentos Defesa Civil de Blumenau registra ocorrências por conta da chuva
- Propaganda -

Defesa Civil de Blumenau registra ocorrências por conta da chuva

02:56

Na manhã desta terça-feira (15/12), a Secretaria de Defesa Civil de Blumenau (Sedeci) registrou algumas ocorrências envolvendo deslizamentos, queda de muro, além de um alagamento, por conta da chuva que atingiu a cidade nas últimas horas. Foram feitos atendimentos nos bairros Velha Grande, Itoupava Central, Centro, Velha, Garcia e Fortaleza.

A Sedeci registrou uma queda de muro nos fundos de uma residência na Rua Paulo Zingel Filho, no bairro Itoupava Central. Os profissionais da Diretoria de Operações vão fazer uma inspeção e orientar os moradores sobre as condições do local.

Já no Centro, houve um deslizamento na garagem de um prédio localizado na Rua São José. As equipes da Diretoria de Operações e Diretoria de Geologia foram até o local verificar a situação do entorno. Eles entregaram kits de lona para cobrir o deslizamento e evitar que a terra volte a ceder. Posteriormente, será emitido um parecer sobre a condição do local.

No bairro Velha Grande, foi registrado um pequeno deslizamento que provocou a queda de um muro. Lonas também foram disponibilizadas aos moradores para evitar que o deslizamento continue. As equipes também estão verificando outras situações pontuais registradas nos bairros Garcia e Fortaleza.

Na Rua Frei Estanislau Schaette, no bairro Velha, galhos de árvores caíram sobre a pista. Os galhos foram cortados pela equipe da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) que na sequência liberou a pista. No viaduto da Rua São Sebastião, que passa por baixo da Via Expressa, foi registrado um alagamento em que a rua está com aproximadamente 50 centímetros de água sobre a pista. O local foi sinalizado pela Seterb.

A Defesa Civil informa que em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 ou 193. Os avisos também são enviados pelo site do AlertaBlu e pelas redes sociais da Defesa Civil. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Volume de chuva em Blumenau

Segundo a Diretoria de Meteorologia da Defesa Civil, o acumulado médio de chuva em Blumenau nesta terça-feira, dia 15, registrado até as 15h30min é de 46,7mm. Nos primeiros 15 dias de dezembro já choveu cerca de 180mm em Blumenau, cerca de 12% acima da média mensal para o mês, que é cerca de 163mm.

Nos próximos dias o tempo permanece instável em Blumenau devido a atuação de sistemas de baixa pressão. A chuva é frequente nos próximos dias, por vezes acompanhada de trovoadas e não se descarta o risco para temporais isolados. Os meteorologistas da Defesa Civil de Blumenau ressaltam a importância de acompanhar diariamente a previsão do tempo para atualização das informações, bem como os avisos e alertas que são emitidos por meio do aplicativo AlertaBlu.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.