domingo, 23 janeiro 2022
InícioGeralDefesa Civil de Blumenau reforça o alerta para a propagação de incêndios...

Defesa Civil de Blumenau reforça o alerta para a propagação de incêndios durante a estiagem

 

 

 

 

A Defesa Civil de Blumenau alerta sobre o período de estiagem marcado por pouca chuva e com vegetação muito seca, o que facilita a propagação do fogo. Por isso a população precisa estar atenta a certos comportamentos que podem evitar incêndios.

O fogo pode começar a partir de uma fonte de calor (raios, fogueiras, faíscas, cigarros, etc) que entra em contato com algum material combustível (grama seca, folhas, arbustos e pinhas). Esses materiais queimam rapidamente e necessitam de menos energia para alcançarem a combustão e, por estarem em local aberto, contam com o vento que espalha e aumenta o fogo.

A Defesa Civil lembra que algumas atitudes ajudam bastante. São coisas simples, como não jogar bitucas de cigarro no chão, molhar faixas de terra seca ou realizar roçadas nas áreas próximas de casa. Outras já são orientações antigas como não queimar móveis, lixo, folhagens, galhadas e entulhos. Também se deve evitar acender fogueiras próximas a vegetação e ter cuidado com qualquer situação que possa gerar alguma faísca.

Segundo o Epagri, estamos passando pela estiagem mais severa dos últimos anos, com situações semelhantes às que aconteceram em 1978 e 2006. Entre os dias 1º e 27 de abril, o 3º Batalhão de Bombeiros Militares de Blumenau registrou 39 casos de incêndios florestais no município.

A média histórica de chuvas para o mês de abril é de 101,9 mm, e até o momento, o AlertaBlu registrou apenas 27,2 mm. É importante lembrar que a prática da queimada é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais e no Decreto Federal 6.154/08, com multas de até R$ 50 milhões e penas que podem chegar aos quatro anos de reclusão.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS