terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioClimaDefesa Civil de Blumenau alerta para temporal pior ou igual ao desta...

Defesa Civil de Blumenau alerta para temporal pior ou igual ao desta quinta (17/01)

Imagem de quarta-feira (16/01/19) no bairro Testo Salto | Foto: Divair Borges

 

Durante a coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (18/01/19), o prefeito Mário Hildebrandt alertou sobre a previsão um temporal forte para amanhã. “Não queremos assustar as pessoas, mas nosso sistema de monitoramento mostra que para sábado (19), pode ocorrer uma precipitação idêntica ou pior que ontem (17) para Blumenau. Pode ser que caia na mesma região ou não. Por isso queremos pedir para que a população acompanhe as informações oficiais do AlertaBlu”, comentou o prefeito Mário Hildebrant em entrevista para OBlumenauense.

Com o solo saturado de água, o risco de deslizamento é ainda maior. Segundo informações do AlertaBlu, em janeiro o volume de chuva normalmente oscila entre 150 a 180 mm. Um relatório parcial divulgado pela Defesa Civil sobre o temporal de quinta (17) apontou que o bairro Itoupavazinha registrou um acúmulo de 92,4 mm de chuva, seguido pelo bairro Vila Itoupava com 81 mm.

No bairro Velha, nas proximidades do Parque Ramiro Ruediger, chegou à marca dos 73,8 milímetros. Os bairros Itoupava Central e Fidélis também registraram volumes de 70,8 e 68,4 milímetros de água, respectivamente.

Em função deste período de altas temperaturas na região, a Defesa Civil orienta a população para as medidas de prevenção que podem ajudar e minimizar problemas com chuvas, como manter as calhas das residências limpas, além de desobstruir as bocas de lobo na via e que contribuem para o escoamento das águas. É necessário ainda ficar atento a presença de rachaduras no terreno e na própria residência.

No monitoramento do tempo do AlertaBlu das 17h, informou que há formação de áreas de instabilidade que avançam de noroeste em direção a Blumenau. Nas próximas horas há condição para pancadas irregulares de chuva e trovoadas.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS