segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioClimaDefesa Civil confirma Tsunami Meteorológico no Sul de Santa Catarina

Defesa Civil confirma Tsunami Meteorológico no Sul de Santa Catarina

Balneário Rincão | Foto: Karol Pacheco
Balneário Rincão | Foto: Karol Pacheco

 

O fenômeno que provocou a onda na praia em Balneário Rincão foi um tsunami meteorológico. Em inglês se chama de meteotsunami. Conforme o gerente de monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, esses fenômenos são raros, perigosos e geralmente ocorrem durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas.

Rudorff explica que, apesar de ocorrerem ventos intensos comuns durante as passagens de linhas de instabilidade como esta, não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores. “Como por exemplo, a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velocidade e a direção de deslocamento da tempestade em relação à linha de costa e a batimetria local, que podem gerar uma ressonância e uma amplificação da onda”, explicou.

Em Santa Catarina, já houve registros na praia do Pântano do Sul, e que também foi sentido da praia da Armação em novembro de 2009. Esse evento foi documentado e descrito por Eloi Mello et al. (2010). Além desses, ocorreram dois eventos similares na praia do Cassino no Rio Grande do Sul em 1977 e em 2014.

Para ler o relatório em pdf completo, clique aqui.

Por Cleiton Ferrasso, da Secretaria de Estado da Defesa Civil

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS