domingo, 24 outubro 2021
InícioClimaDefesa Civil confirma tornado em Seara na noite de segunda (20/09)

Defesa Civil confirma tornado em Seara na noite de segunda (20/09)

O fenômeno foi registrado por volta das 20h. A frente fria também causou quedas de granizo, descargas elétricas e pancadas de chuva.

A frente fria que chegou em Santa Catarina entre a noite de segunda-feira (20/09/21) e madrugada desta terça (21) favoreceu áreas de instabilidade. Ocorreram pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos, queda de granizo nas regiões do Extremo Oeste e Oeste do estado. Pelo menos sete cidades no foram atingidas: Ouro, Xanxerê, Guatambú, Marema, Seara e São Miguel do Oeste.

Foto: Fabio Bollis/Belos FM

Em Seara, a Defesa Civil de SC registrou a atuação de um super célula, com características tornádicas. A rajada de vento classificada como tornado ficou concentrada na comunidade de Celso Ramos por volta das 20h, onde quebrou árvores, derrubou poste e destelhou casa. Felizmente tudo não passou de um grande susto, já que ninguém ficou ferido.

Figura 4: Imagem do rastro de destruição em (a) e (b), em (c) o caminho geolocalizado do tornado. | Fonte: Defesa Civil de SC.

A conclusão foi divulgada pela Defesa Civil depois de analisar as imagens de satélite e como o vento afetou a área atingida. Na figura 2c observa-se o corte vertical da nuvem de tempestade, indicando a intensa convecção profunda e a formação de um tornado.

Figura 3: Imagem do satélite GOES-16, canal infravermelho realçada às 20h10 | Fonte: Defesa Civil de SC.

Foto: Defesa Civil Seara

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS