quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioClimaDefesa Civil atribui fortes ondas e vendavais no Sul de SC ao...

Defesa Civil atribui fortes ondas e vendavais no Sul de SC ao fenômeno tsunami meteorológico

tempestade-sul_16-10_05

 

Um clima de instabilidade na tarde deste domingo (16/10/16) provocou fortes ondas no sul do Estado, que atingiram carros estacionados em orlas de praias. Em Balneário Rincão nas proximidades da Barra do Torneiro e no Morro dos Conventos, em Araranguá, há registros de veículos atingidos que ficaram atolados na areia.

Alguns automóveis foram removidos da areia por populares e outros com o auxílio das guarnições presentes nos locais. Felizmente não houve vítimas nos dois balneários, apenas danos materiais.

Durante o dia fez forte calor, e durante a tempestade ocorreu um vendaval que provocou estragos na região. Por volta das 17h foram registrados ventos de 97 Km/h em Araranguá. Já em Criciúma casas foram atingidas e árvores estavam caídas.

A região da Tubarão foi a mais atingida. Conforme informações preliminares do coordenador regional de Tubarão, Anderson Martins, uma criança morreu devido a queda de uma árvore em cima de um carro. Ainda, dois homens estão desaparecidos. Eles estavam em um pequeno barco no rio Tubarão.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que as fortes ondas podem ter sido causadas por um fenômeno chamado de tsunami meteorológico. Isso acontece quando há um rápido deslocamento de uma forte linha de instabilidade de baixa pressão, gerando estas grandes ondas. Este fenômeno já foi registrado duas vezes na praia do Cassino, no Rio Grande do Sul.

 

tempestade-sul_16-10_06

 

Balneário Rincão | Foto: Karol Pacheco
Balneário Rincão | Foto: Karol Pacheco

 

Balneário Rincão | Foto: Karol Pacheco
Balneário Rincão | Foto: Karol Pacheco

 

Foto: Joares Ponticelli
Foto: Joares Ponticelli

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS