A Defesa Civil de Blumenau informou que o desabamento de uma casa no bairro Escola Agrícola, registrado na madrugada desta terça-feira (20/04/26), ocorreu em razão de interferência provocada por uma obra em um terreno nos fundos do imóvel. Segundo o órgão, os danos foram causados por erro de execução.
De acordo com a nota oficial, o empreendimento foi embargado após a constatação do risco e da instabilidade gerada na residência atingida. A liberação da obra está condicionada ao cumprimento de duas medidas.

Para tratar dessas questões, foi agendada uma reunião na Defesa Civil para quarta-feira (22), quando deverão ser definidos o cronograma e eventuais adequações nas intervenções necessárias. Também serão repassadas orientações para que o responsável pelo empreendimento cumpra integralmente os termos acordados com o morador prejudicado.
A casa apresentou rachaduras progressivas nas últimas semanas, até que uma delas dividiu a estrutura ao meio. Apesar do impacto, não havia ninguém no imóvel no momento do colapso, já que a Defesa Civil havia determinado a saída dos moradores após identificar risco iminente.
Nota da Defesa Civil
Em razão da interferência causada na residência localizada aos fundos do empreendimento, a obra foi objeto de embargo. A sua liberação está condicionada ao cumprimento de duas medidas.
A primeira consiste na execução de um muro de contenção no talude, por eles realizado. A segunda refere-se à necessidade de composição com o proprietário do imóvel afetado, visando ao restabelecimento pleno do seu direito à moradia.
Para tanto, foi agendada reunião na Defesa Civil para a próxima quarta-feira, ocasião em que serão definidos o cronograma e a data para eventual complementação ou adequação das intervenções a serem executadas, bem como serão prestadas orientações para que o responsável pelo empreendimento atenda integralmente aos termos acordados com o morador prejudicado, considerando que os danos decorreram de erro de execução.







