sábado, 22 janeiro 2022
InícioClimaDefesa Civil alerta sobre o risco de alagamentos em Santa Catarina

Defesa Civil alerta sobre o risco de alagamentos em Santa Catarina

 

Entre às 12h de quarta-feira e 23h de sexta (10 e 12/01/18), estão previstas chuvas persistente em Santa Catarina, em alguns momentos de intensidade moderada, que podem acumular de 80 mm a 120 mm.

Segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas já choveu em torno de 70 mm. Por isso, às 9h56min de hoje (10), o órgão emitiu um alerta de alagamentos e deslizamentos.

O Litoral, especialmente de Florianópolis a Laguna, tem a maior chance de ter áreas atingidas de forma mais intensa. A causa é um sistema cavado (área alongada de baixa pressão) que está atuando nessa região.

Em Blumenau, o tempo fica instável devido ao vórtice ciclônico (ventos intensos que giram sentido horário formando nuvens de chuva) em médios níveis, e também  à circulação marítima. A chuva deve ocorrer de forma moderada e ocasional. Por alguns instantes, pode vir acompanhada por trovoadas e descargas elétricas, com maior intensidade no período da noite. A temperatura máxima fica entre 23ºC e 25ºC, e ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – No extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste presença de sol entre nuvens, com pancadas de chuva no período da tarde e noite. Do Planalto ao Litoral o tempo continua instável com chuva por alguns momentos, especialmente no Litoral e sobretudo com maiores volumes da Grande Florianópolis a Laguna. Temperatura mais elevada no Oeste e amena na maior parte do Estado. Vento nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de leste e nordeste nas demais regiões, fraco a moderado. Um fluxo de umidade em médios e altos níveis da atmosfera sobre o PR e SC com cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o litoral Sul do Brasil. Circulação marítima (fluxo de umidade) em baixos níveis da atmosfera no Litoral e norte de SC. Convecção isolada à tarde no Oeste e Meio Oeste.

 

Quinta-feira (11)

Blumenau – A medida que o vórtice se afasta para o mar a condição para chuva diminui, no entanto ainda ocorre de forma fraca e ocasional, devido ao transporte de umidade do mar. A temperatura mínima oscila entre 21 e 23ºC e máxima entre 25 e 27ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a leste/sudeste.

Santa Catarina – No Oeste e Meio Oeste sol entre nuvens com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Nas demais regiões, predomínio de nuvens e chuva fraca a qualquer hora do dia, especialmente no Litoral. Temperatura mais elevada no Oeste e amena nas demais regiões, vento Nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão no RS e no Oeste de SC, com convecção isolada à tarde no Oeste e Meio Oeste. Cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o litoral Sul do Brasil.

 

Sexta-feira (12)

Blumenau – Presença e variação de nuvens na sexta-feira e chuva fraca a partir da tarde em virtude de perturbações em níveis médios da atmosfera que favorecem a formação de nuvens de chuva. A temperatura máxima varia entre 19 e 21ºC e máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste a sudeste.

Santa Catarina – Do Oeste ao Planalto Sul presença de sol em boa parte do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite no Meio Oeste e Planalto Sul. No Planalto Norte, Litoral e Vale do Itajaí, variação de nuvens com chuva e aberturas de sol no decorrer do dia, devido ao afastamento das áreas de baixa pressão para o oceano. Temperatura em elevação, vento nordeste, com variações de noroeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderada.

 

Sábado (13)

Blumenau – Aberturas de sol e calor, com pancadas de chuva e trovoadas no fim do dia, devido a áreas de instabilidade que se formam pelo calor. A temperatura máxima oscila entre entre 31 e 33 ºC.

Santa Catarina – Tempo mais encoberto com chuva fraca por alguns momentos no Litoral Norte, próximo ao PR. Na maior parte de SC sol com algumas nuvens e chuva isolada à noite no Planalto Norte e Meio Oeste próximo ao PR. Temperatura elevada em todas as regiões, com vento nordeste passando a sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (14)

Blumenau – Presença do sol e condição para chuva a partir da tarde com trovoadas e descargas elétricas em virtude do avanço de uma frente fria por SC. A temperatura máxima oscila entre entre 32 e 34ºC.

Santa Catarina – Novamente o tempo fica mais encoberto, com chuva fraca por alguns momentos no Litoral Norte, próximo ao PR. Na maior parte de SC sol com algumas nuvens e chuva isolada à noite no Planalto Norte e Meio Oeste e próximo ao Norte do Estado. Temperatura elevada em todas as regiões, vento nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 15 a 25 de janeiro de 2018

Maior parte do período com chuva em SC, melhor distribuída em todas as regiões de 15 a 18/01 – devido ao fluxo de umidade do norte do Brasil em direção ao PR e SC – e mais isolada nos demais dias. Temperatura amena no período, devido à nebulosidade.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS