sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralDecretada situação de emergência por causa do coronavírus em Santa Catarina

Decretada situação de emergência por causa do coronavírus em Santa Catarina

 

 

 

 

Após a confirmação de que há casos de transmissão comunitária do Covid-19 no Sul do estado, o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em função da pandemia. A transmissão comunitária ocorre quando o vírus é transmitido entre a população e não é possível identificar sua origem.

A medida foi anunciada durante um entrevista coletiva nesta terça-feira (17/03/20), onde estavam o governador Carlos Moisés, acompanhado do secretário de Saúde, Helton Zeferino. O decreto proíbe por 30 dias a realização de eventos no estado, independentemente do número de pessoas. Ele também suspende os serviços de transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual durante sete dias, como regime de quarentena.

O texto também determina o fechamento por sete dias de atividades não essenciais, como academias e comércio em geral. Durante esse mesmo período, está proibida a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro do estado. Serão mantidos os serviços considerados essenciais, como os funerários, de saúde, farmácias, mercados e supermercados, postos de combustíveis e distribuição de gás e água.

As indústrias devem operar com capacidade mínima necessária, mas o Governo irá tratar com os diferentes setores para chegar ao número que não inviabilize as atividades.

O decreto deve ser publicado pelo governador Carlos Moisés nesta quarta-feira (18). A partir daí é que todas essas regras devem começam a valer em Santa Catarina.

De acordo com o último Boletim do Ministério da Saúde, o estado tem sete casos confirmados de Covid-19 e 220 suspeitos. Mas os dados ainda não estão atualizados, porque durante a coletiva o secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, disse que esse número é maior e será revelada na próxima atualização do governo federal.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS