quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioEventosCurso gratuito de língua e cultura grega em Blumenau tem 50 vagas

Curso gratuito de língua e cultura grega em Blumenau tem 50 vagas

Foto: Pixabay

 

Para os apaixonados pela cultura grega, berço de grandes filósofos, pensadores, dramaturgos e boa parte da base de conhecimento ocidental, há uma boa oportunidade para se aprofundar.

O Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais (LABEAM) do Curso de História da FURB, em parceria com a Escola Técnica do Vale do Itajaí – ETEVI vai oferecer em 2019, curso público e gratuito de língua e cultura grega. As aulas serão realizadas todas as segundas-feiras, entre os dias 11 de março e 25 de novembro, das 14h às 18h, em sala ainda a ser divulgada, no Campus 1 da FURB, Blumenau.

O curso foi desenhado a partir das teorias do principal método de língua grega utilizado no Brasil, o “Aprendendo Grego” da Joint Association of Classical Teachers. Além dele, no entanto, sempre que necessário, outras publicações servirão como material de apoio e suporte às atividades, tanto métodos, como o Athenaze e “Greek – An Intensive Course”, quanto as Gramáticas Gregas de Henrique Muracho e Eloi Ragon, além do Dicionário Grego-Português de Isidro Pereira.

Trechos de obras audiovisuais relacionadas com a Cultura Grega serão analisados durante o Curso e alguns textos escritos pelos autores da área acerca de temáticas como “classical reception”, “usos do passado” e a importância dos Estudos Clássicos na contemporaneidade serão lidos.

Trata-se do projeto de extensão “Paidéia – Introdução ao estudo da cultura e do Idioma Grego Antigo em Blumenau-SC e Região do Vale do Itajaí”, coordenado pelo professor Dominique Santos e inspirado no ‘Classics for All’, desenvolvido na Inglaterra, e também no Projeto Minimus: Latim e Grego no Ensino Fundamental, atividade de Cultura e Extensão da PrCEU da USP.

As inscrições para o curso vão de 1 a 28 de fevereiro, mas só serão oferecidas 50 vagas. Qualquer pessoa pode participar do processo de seleção. Para concorrer a uma das vagas oferecidas, no entanto, é necessário o envio de uma carta de apresentação/motivação (máximo 01 página), contendo um breve currículo do/a interessado/a e as razões pelas quais pretende fazer o Curso, além do nome completo, data de nascimento, e e-mail.

A documentação deverá ser enviada para o e-mail dvcsantos@furb.br, em forma de anexo, e com assunto preenchido como “Inscrição no Curso de Grego + Nome e último sobrenome. Aceita-se também que seja entregue por impresso à secretaria do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC/FURB/Campus 1).

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS