Por Claus Jensen com foto e vídeo de Alcione Alvim da Silva
Em Blumenau, um grupo de amigos se reúne nas terças-feiras e sábados para fazer uma cavalgada. Eles fazem parte do CTG Rancho Chapéu de Couro, localizado na Rua Bruno Schreiber, nº 1.411, bairro Progresso, ao lado do Ribeirão Garcia. Na outra margem está o Condomínio Parque das Nascentes, do programa Minha Casa Minha Vida.
Conversamos com César Maurício, que era o patrão do CTG no ano passado. O atual patrão é o Emerson Vieira que não estava junto. Hoje o centro de tradição gaúcha tem cerca de 40 integrantes, onde existem 23 cavalos. Muitos sócios deixam seus animais nos sítios de sua propriedade. Todos recebem atenção e monitoramento, que está sendo renovado agora junto ao CIDASC, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.
No rancho do CTG, estão as baias em que os cavalos são cuidados e recebem acompanhamento veterinário. Um senhor conhecido como Doriva cuida deles e começa sua rotina de trabalho logo cedo: às 5h30min. O trato [alimentação vegetal] vem do Encano [bairro de Indaial] a cada três dias, levado por um senhor idoso com seu veículo Toyota.
Ao lado do rancho, tem uma área para os cavalos pastarem que faz parte do CTG, onde é possível perceber a presença de uns patos e marrecos que pertencem ao vizinho. Os cavalos são recolhidos às baias todos os dias no final da tarde.
O percurso da cavalgada começou no rancho e seguiu até o Recanto Silvestre, passando pela Nova Rússia e depois retornaram ao local de partida às 19h, onde assaram uma carne. No meio do caminho, a cavalgada deu uma parada no local onde está o novo Rancho do Willy, no imóvel disponibilizado para a família atingida pelo deslizamento de terra, por um empresário blumenauense. Alcione Alvim da Silva participou da cavalgada e compartilhou conosco o passeio a cavalo por um dos bairros mais bonitos de Blumenau.
O CTG está se preparando para uma grande cavalgada que acontece durante uma semana, entre os dias 17 e 23 de julho, onde vai a família toda. Em 2016 será no sul do Estado, no município de Alfredo Wagner, onde irão visitar os canyons catarinenses. Os participantes fecharam um pacote com uma pousada na região, onde chegam no domingo e ficam até sexta-feira, com cavalgadas diárias de diferentes roteiros. Os cavalos são levados de Blumenau até lá em um caminhão especialmente preparadado.
No dia 31 de julho está programada a Cavalgada da Nevasca, em São Joaquim, organizada por um homem popularmente conhecido como Pirata. E os planos são grandes, a ideia é reunir 2.000 cavaleiro/as para registrar no Guiness Book como a maior cavalgada do mundo. Sem contar essas cavalgadas habituais, o CTG Rancho Chapéu de Couro organiza até 8 cavalgadas de um dia durante o ano.
E quem quiser conhecer o CTC Rancho Chapéu de Couro, pode vir na feijoada que acontece no dia 16 de julho, a partir das 11h30min, ao custo de R$ 25,00 por pessoa. A seguir, segue o vídeo da cavalgada, e é importante acrescentar, que as imagens utilizadas foram gravadas com celular e enviadas por WhatsApp. Então não espere encontrar algo super profissional, porque foi feito por pessoas que nem eu e você e depois editadas. Mas vale a pena ver.
De volta ao CTG Rancho Chapéu de Couro …