A Celesc foi informada por alguns clientes sobre tentativas de golpes utilizando o nome da distribuidora. São desde grandes indústrias, empresas, comércios, serviços e pessoas físicas.
Em um dos casos, foi enviada uma falsa fatura de energia elétrica por e-mail, com layout muito parecido ao da fatura emitida pela Celesc. O que chamou a atenção é que a data de vencimento e o valor eram muito parecidos com os verdadeiros.
Já em outro caso, o cliente recebeu um telefonema de golpistas que se identificaram como funcionários da Secretaria de Justiça, alegando a existência de débitos com a Celesc. Para prevenir e evitar possíveis transtornos causados por golpes, a Celesc reforça o alerta para a atenção em alguns detalhes na mensagem e na fatura que chega por e-mail:
- O e-mail que enviou a fatura de energia deve ser o oficial da Celesc, com o domínio @celesc.com.br;
- Entidade financeira que emitiu a fatura é sempre o Banco do Brasil;
- Beneficiário do pagamento deve ser Celesc Distribuição S.A.;
A data de vencimento da fatura é escolhida pelo cliente e só é alterada quando ele mesmo solicita. Ou seja, a Celesc não prorroga nem altera a data de vencimento das faturas, sem que o pedido tenha sido feito pelo próprio consumidor.
A Celesc não solicita depósito em conta, não liga para solicitar dados do consumidor e os serviços são agendados pelo próprio cliente.
Por isso, nunca clique em links suspeitos e, na dúvida, entre em contato com a Celesc por meio dos canais oficiais de atendimento:
Telefones:
- Comercial: 0800 048 0120
- Emergência: 0800 048 0196