Criminoso pulou o muro da creche na hora do recreio e matou as crianças de forma aleatória

Ele foi interrogado pela Polícia Civil que apura as motivações da tragédia que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5/04).

Imagem: Google Maps (Street View) Junho de 2019

Uma coletiva de imprensa no final da manhã desta quarta-feira (5/04/23) reuniu algumas autoridades para passar as primeiras informações oficiais sobre o atentado que terminou com a morte de quatro crianças e deixou outras quatro feridas. O crime aconteceu na creche localizada na Rua dos Caçadores, no bairro Velha, em Blumenau

Segundo o Tenente Coronel Diogo de Souza Clarindo, do Corpo de Bombeiros Militar, a corporação foi acionada às 8h54 desta quarta-feira (5/04/23) e as equipes já encontraram três meninos e uma menina em óbito. Outras cinco ficaram feridas, uma em estado grave, duas com ferimentos médios e as outras levemente feridas.

O criminoso de 25 anos chegou ao local de motocicleta, e ainda com capacete, pulou o muro no horário do recreio, quando as crianças brincavam no parque. As vítimas fatais foram atingidas na cabeça com uma machadinha de forma aleatória.

Naquele momento, havia cerca de 40 crianças na unidade. Quando o criminoso percebeu que as professoras estavam defendendo e chamando os menores para se abrigarem dentro do imóvel, ele pulou novamente o muro e fugiu.

Mais tarde, um homem de 25 anos foi até a sede do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, se identificando como autor do crime. Depois de receber ordem de prisão, ele foi levado até a Central de Polícia Civil. Em entrevista, o Delegado Ronnie Esteves, disse que todos os indícios apurados até agora apontam que ele agiu sozinho. Mesmo assim serão avaliadas todas as possibilidades.

O suspeito foi interrogado na delegacia localizada no bairro Itoupava Norte, com presença do Delegado Geral de Santa Catarina, mas nada foi divulgado ainda. Os investigadores trabalham para apurar a motivação do crime.

As vítimas fatais foram identificadas como Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Bernardo Pabst da Cunha, de 4; Larissa Maia Toldo, de 7; e Enzo Marchesin Barbosa, de 4.

Outras duas meninas de 5 anos, e dois meninos de 5 e 3 anos, foram encaminhados ao Hospital Santo Antônio. Uma das crianças estava em estado grave, outra com ferimentos médios e duas levemente feridas. Uma menina com ferimento no ombro foi levada ao Hospital Santa Isabel pelos pais. Após receber uma sutura, ela foi liberada e estava bem.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, decretou luto oficial de 30 dias, e as aulas na rede municipal foram canceladas até amanhã (6). Pela tragédia, o Governador Jorginho Mello também decretou luto de três dias em Santa Catarina.