domingo, 25 julho 2021
InícioGeralCrianças se deliciam ao elaborar confeitos de Natal

Crianças se deliciam ao elaborar confeitos de Natal

Uma tarde agradável na varanda do Museu da Família Colonial, o contato com a história do Natal do imigrante e o delicado preparo de bolachas típicas nas festas de fim de ano. Este foi o cenário vivenciado por crianças, professores e pais que prestigiaram a programação organizada pela Fundação Cultural de Blumenau na tarde de sexta-feira, dia 6. A atividade contou com a presença de alunos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Garcia, da Escola Barão e uma família de Pomerode. Além de preparar as delícias, as crianças tiveram o prazer de saborear os doces delicadamente decorados com confeitos e glacê.

A ação foi elogiada pela professora Aline Cestari, do Cras Garcia. “Proporcionou às crianças o contato com a história dos imigrantes, bem como era feito o Natal no passado”, comentou a educadora social. “Além da divertida atividade de enfeitar docinhos, a iniciativa resgata os valores. Só tenho elogios”, completa. A atividade cultural atraiu até mesmo famílias vindas de Pomerode. Renata Cristina Bento participou da atividade cultural com a filha Valentina Bento Knetsch, de 4 anos. “Achei a oficina muito interessante. É uma ótima maneira de apresentar a história do Natal dos colonizadores alemães”, comentou.

Foi uma semana de intensa atividade nos museus da Família Colonial e de Hábitos e Costumes da Fundação Cultural. Desde terça-feira, dia 3, ações educativas com a temática natalina movimentaram o Centro Histórico. As oficinas têm como objetivo preservar os costumes por meio de atividades contemporâneas. A primeira delas, no Museu de Hábitos e Costumes, envolveu 24 alunos do terceiro ano da Escola Luiz Delfino na confecção de enfeites para árvores de Natal.

Quarta-feira, dia 4, no Museu da Família Colonial, a oficina destinada ao público com mais de 14 anos ensinou a elaboração de árvores decorativas para portas. No dia seguinte, a atração no Museu de Hábitos e Costumes foi a Oficina Origami com temática natalina. E para encerrar a semana em alto estilo, crianças, pais e professores participaram de uma aula de como elaborar deliciosas bolachas natalinas. Foi a alegria do paladar das crianças.

Texto: Sérgio Antonello

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS