A Polícia Militar de Santa Catarina anunciou a localização de Nicolas Areias Gaspar, uma criança de dois anos que estava desaparecida desde 30 de abril de 2023, em Florianópolis. Graças às diligências realizadas pela equipe do Programa SOS Desaparecidos, a criança foi encontrada em São Paulo (SP) nesta segunda-feira (8/05/23).
Segundo as primeiras informações divulgadas por um áudio atribuído ao comandante Comandante-Geral, Coronel Aurelio Jose Pelozato, a PM de SC estava rastreando um veículo suspeito. Assim que foi localizado, foi solicitado apoio a PM de SP para realizar a abordagem. A criança foi encontrada dentro do carro e resgatada. Mas não há informações se alguém foi preso ou como parou no estado de São Paulo, informações que serão apuradas pela Polícia Civil.
Atualmente, Nicolas está sob cuidados do Conselho Tutelar, enquanto são realizados os trâmites necessários para que ele possa retornar ao estado. A previsão é que retorne para Florianópolis na terça-feira (9). O programa SOS Desaparecidos é um programa institucional da PMSC que atua na busca e localização de pessoas desaparecidas.
Nicolas foi visto pela última vez junto com a mãe em Florianópolis, segundo informações da avó materna. A mãe foi internada dias depois Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital, mas a criança não foi mais vista. A família registrou um boletim de ocorrência na quinta-feira passada (4), e a polícia realizou buscas e apreensões em locais indicados pela família e amigos da mãe, mas não encontrou nenhum sinal do menino.
Nesta manhã, a Polícia Civil confirmou que solicitou a quebra de sigilo de dados de celulares e aplicativos de transporte relacionados ao caso de Nicolas, e que as empresas ainda estavam enviando os dados para análise. A polícia também pede que qualquer pessoa com informações sobre o paradeiro da criança ligasse para o Disque 100.
O tio da criança publicou um apelo nas redes sociais pedindo ajuda para encontrar Nicolas, já que a mãe está internada e não pode dar informações sobre onde o deixou ou quem ficou com ele. Outros detalhes sobre o caso não foram divulgados para não prejudicar as investigações.