Criada em Blumenau, a 1ª cooperativa de trabalho em SC para presos do regime aberto

Foto: Roberto Rivelino e Gianfranco Chiaradia Mandarino
Foto: Roberto Rivelino e Gianfranco Chiaradia Mandarino

 

Detentos que cumprem pena em regime aberto e não conseguem emprego, terão uma nova chance. Foi oficializada em assembleia no dia 15 de março,  a criação da Cooperativa de Trabalho Construindo Sonhos (Cooperconstrução), que irá oferecer serviços de construção civil.

A iniciativa foi da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB), que pretende ressocializar apenados por meio da inserção no mundo do trabalho. Durante a assembleia foi criado um estatuto, eleita uma diretoria, que tem Pedro Simões Ferreira como presidente da Cooperconstrução.

Também foi preparada a documentação para ser encaminhada à junta comercial do Santa Catarina, onde será analisada para ser formalizada legalmente.

Tudo começou no segundo semestre do ano passado, quando a ITCP/FURB promoveu o curso formativo destinado aos egressos do sistema prisional que cumprem pena em regime aberto. “Voltando ao mundo do trabalho: Promoção de trabalho autônomo e da economia solidária na ressocialização e reintegração social”  foi uma iniciativa da ITCP/FURB com parceria da Central de Apoio à Execução Penal (CEAP/Fórum Blumenau).

A partir desta ação a Incubadora formulou o projeto “O Cárcere e a Cidadania trabalha com reintegração socioeconômica de pessoas em privação de liberdade”, aprovado junto ao Programa Nacional de Apoio as Incubadoras Cooperativas Populares (PRONINC/CNPq), o programa destinou recursos para incubação e estruturação da Cooperativa.

Empresas ou pessoas interessadas, podem buscar mais informações sobre a ITCP acessando a Fanpage ou pelo telefone: (47) 3321 0351.