domingo, 17 outubro 2021
InícioEducaçãoCreche do SESI no bairro Garcia está com vagas abertas

Creche do SESI no bairro Garcia está com vagas abertas

creche_SESISão 25 vagas destinadas a crianças de 2 a 4 anos.

Texto: Karin Bendheim

A Educação Infantil do SESI, em Blumenau, está com 25 vagas abertas para crianças de dois a quatro anos. As oportunidades são para a creche do SESI, que fica na Rua Amazonas, 441, no bairro Garcia e atende das 4h30 até as 22h. O SESI é uma das entidades da FIESC, a Federação das Indústrias de Santa Catarina, que dá suporte a empresas e trabalhadores para que possam desempenhar suas funções.

Atualmente, a unidade atende 159 crianças distribuídas em três turnos, o primeiro das 4h30 às 13h45; o segundo das 12h45 às 22h e ainda há o turno geral, das 7h às 19h. De acordo com a diretora regional do SESI em Blumenau, Dalila de Carvalho, o horário estendido é um diferencial para atender aqueles pais que começam a trabalhar muito cedo ou tem a jornada de trabalho até mais tarde.

Os pais interessados em matricular os filhos devem entrar em contato, por telefone ou pessoalmente, com a creche para realizar a intenção de vaga. É preciso o nome completo do responsável, CPF e o CNPJ da indústria onde trabalha, além do nome completo e a data de nascimento da criança. O telefone da unidade é o (47) 3324-0985.

Para o vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr., as vagas são uma oportunidade para os pais que trabalham e se preocupam com a educação dos filhos. “As creches do SESI atendem aos padrões de qualidade, levando em conta os conceitos da educação infantil e abordam temas como sustentabilidade e meio ambiente”, afirma Baumgarten.

SESI Educação Infantil

O SESI Escola reconhece a criança como sujeito social de direitos, partindo do brinquedo e da brincadeira como forma de apreender e de se relacionar com o mundo, onde o papel determinante do adulto nas ações de educar e cuidar garanta o acesso e apropriação do conhecimento. O currículo da educação infantil tem como objetivo possibilitar uma formação cultural que assegure sua dimensão de experiência crítica, compreendendo os processos relativos aos modos de interação entre crianças e adultos em diferentes contextos sociais, culturais e institucionais.

A supervisora de Educação Infantil do SESI, em Blumenau, Amanda Coutinho, explica que a educação infantil deve procurar estímulos nas questões da rotina para fazer com que as crianças sejam mais curiosas e atentas às ações cotidianas. “O cuidado deve ajudar a criança a aprender o porquê das ações executadas e como se cuidar sozinha, ao mesmo tempo em que os fenômenos que a cercam a estimulam de curiosidades permitem ações de pesquisa e elaboração de forma a sistematizá-las. Assim, enquanto os conteúdos são internalizados, os percursos realizados são identificados como capazes de levar a novas descobertas e conhecimentos”, explica.

Ações da Educação Infantil

Entre as ações que ocorrem na creche do SESI está o Projeto Sustentabilidade, que envolve as crianças e as famílias para participar de atividades voltadas à preservação da natureza. Um exemplo é a arrecadação de lacres de latas de refrigerante, que todos têm se empenhado em arrecadar a maior quantidade possível de lacres. “As crianças estão felizes em diminuir a quantidade de lixo que fica inutilizado na natureza e ainda ter a possibilidade de ajudar uma pessoa com deficiência”, conta Rocheli Rita Ronchi, do programa de inclusão do SESI.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS