Coxinhas ficam em primeiro lugar no concurso gastronômico do Festival de Botecos

1º lugar - coxinha creme de frango servida com molho especial, da Bull Hamburgueria e Carnes na Brasa
1º lugar – coxinha creme de frango servida com molho especial, da Bull Hamburgueria e Carnes na Brasa

 

Por Claus Jensen

Na noite desta quinta-feira (4/5/17), os jurados escolheram a receita campeã do Festival de Botecos da edição 2017, que acontece entre de 18 a 20 de maio. As coxinhas, um prato tão típico nos barzinhos e botecos, obteve a primeira e terceira colocações.

O primeiro lugar ficou a Bull Hamburgueria e Carnes na Brasa, que preparou a coxinha com creme de frango servida com molho especial. A Bull participou do concurso, mas ainda vai abrir o empreendimento no dia 16 de maio, conforme foi dito pelo próprio empresário Maurício Demarchi S. Júnior, quando recebeu a premiação. Já começa campeã.

Pelo segundo ano consecutivo, a Nana Hamburgueria ficou com a segunda colocação, que desta vez participou com o prato pancetta de porco ao molho de pimenta sriracha e com goiabada. “Desenvolvemos o prato justamente para aquele frequentador de boteco, que está tomando uma cervejinha, e gosta de um hambúrguer mais apimentado com crocância”, comentou Ana Oliveira, sócia da Nana.

  • 1º lugar – coxinha creme de frango servida com molho especial, da Bull Hamburgueria e Carnes na Brasa
  • 2º lugar –  pancetta de porco ao molho de pimenta sriracha e com goiabada, da Nana Hamburgueria
  • 3º lugar – trilogia de Coxinhas Gourmet, da Zizi Bistrô
  • 4º lugar – palito crocante de Batata Bier Vila, da Bier Vila
  • 5º lugar – bolinho de abóbora rechiado com linguiça Blumenau, servido com geléia de pimenta, da Gasthof

 

3º lugar – trilogia de Coxinhas Gourmet, da Zizi Bistrô

 

O Alex Buatem da Zizi Bistrô, participou da primeira edição do festival em 2011, quando o estabelecimento havia recém aberto. Voltou em 2017 e conseguiu estar em terceiro lugar no concurso “É sempre uma alegria além do sinal de que estamos no caminho certo. O Zizi se encaixa muito bem como um restaurante e é através do deck que acaba virando um boteco. Nossa proposta nasceu com a alta culinária, trabalhando com chefs renomados regionalmente. Na vez anterior participamos com sanduíche de pernil e bué (molho) de maçã” comentou Alex.

Develon Rocha é proprietário da Sol Eventos, empresa promotora do Festival de Botecos. “O concurso foi muito positivo, em que a criatividade foi um dos quesitos que abrilhantou o evento desta noite. Os chefes de cozinha se empenharam em buscar novidades, demonstrando que nossa região é um vale gastronômico. As iniciativas dos estabelecimentos em participar desse concurso, com um corpo de jurados exigente, demonstrou não só o potencial do evento, mas o quanto podemos crescer na gastronomia”, destaca.

Neste ano o evento teve uma procura maior de botecos interessados em participar. “No ano passado nós tivemos 10 cervejarias no festival e acabamos reduzindo o número de botecos (não eram de Blumenau), para proporcionar mais espaço aos PDVs (Ponto de Vendas). Queremos valorizar os botecos da região. Temos uma lista de espera, e por isso muitas pessoas perguntam se vamos aumentar para mais um pavilhão. Mas isso ainda iremos avaliar através de uma pesquisa. Outro diferencial para essa edição é o valor promocional do ingresso de R$ 10, já que o evento está comemorando 5 anos”, finaliza Develon.

A maioria dos jurados faziam parte da imprensa como o Jaime Batista da Silva, Sabine Weiler (RIC TV), Joelson dos Santos (RBS TV), Adalberto Junior (FM 90), Fernanda Nasser (Santa), Larissa Guerra (Santa) e Ricardo Harbs (Chef Senac).

 

4º lugar – palito crocante de Batata Bier Vila, da Bier Vila

 

bolinho de abóbora rechiado com linguiça Blumenau, servido com geléia de pimenta, da Gasthof