Covid-19: servidores testam positivo e duas unidades de saúde são fechadas temporariamente

Foto: Freepik

 

 

 

Foto: Freepik

 

A unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Augusto César Viana está fechada na tarde desta sexta-feira (17/04/20) e deve reabrir na próxima quarta-feira (22). Os pacientes com agendamento de vacina de estavam programados para a tarde de hoje e para segunda-feira (20), devem procurar o Ambulatório geral da região do bairro Escola Agrícola.

A ESF Ivanilde Bernardi também segue fechada e ainda sem previsão de reabertura, devido a redução do quadro funcional da ESF Augusto César Viana. Inicialmente a prefeitura informou que houve profissionais infectados nas duas unidades.

Após a publicação, a enfermeira e supervisora da ESF Ivanilde Bernardi, Thyara Becker Araldi, nos informou que não houve caso positivo na unidade. Já na ESF Augusto César Viana há quatro profissionais contaminadas com a Covid-19. Todos os servidores das duas unidades foram testadas. 

Para a segurança da comunidade e dos demais servidores, os profissionais que tiveram contato com o caso confirmado serão testados também e ficarão em casa até que se obtenha o resultado do exame.

Aqueles funcionários com resultado negativo do teste poderão voltar ao trabalho, nessas unidades ou realocados em outras, conforme a possibilidade de reordenamento de equipe mínima necessária para o funcionamento das ESFs. Com a realização da Campanha Nacional de Vacinação, a prioridade da Secretaria de Promoção da Saúde é de reabrir as unidades com sala de vacina, neste caso a ESF Augusto César Vianna, que irá passar por uma desinfecção antes da reabertura.

Além dessas duas unidades, permanece fechada a unidade Frans Zimdars, localizada na Vila Itoupava. O não funcionamento tem relação com o cenário do coronavírus, já que foi necessário liberar alguns trabalhadores que fazem parte do grupo de risco, como gestantes e pessoas com mais de 60 anos. Por causa da redução no quadro funcional, a ESF Benedito Camargo Rocha terá seu horário de funcionamento alterado para 7h as 13h, ao invés de as 17h como ocorre normalmente, a partir do dia 20.

Fonte: Prefeitura de Blumenau