segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioSaúdeCoronavírusCovid-19: SC dá início à operação para transferir pacientes da região Oeste...

Covid-19: SC dá início à operação para transferir pacientes da região Oeste por via aérea

Uma operação especial foi iniciada neste domingo (7/02/21) para transferir pacientes da região Oeste para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina, com apoio do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, e do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do SAMU. O objetivo é dar maior agilidade aos pacientes que necessitam de leitos hospitalares.

O primeiro paciente transferido passou por complicações devido ao coronavírus e necessitou de transferência hospitalar com acompanhamento médico. A aeronave saiu de Florianópolis às 15h pousando em Chapecó às 16h40, onde uma viatura de Unidade Básica de Saúde aguardava para realizar a transferência.

O Arcanjo 2, preparada com equipe e equipamento, levou o homem até Navegantes, de onde foi levado por via terrestre até o Hospital Marieta Konder Bornhausen. De acordo com o Superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Ramon Tártari, existem vagas disponíveis em diversas regiões do Estado, mas Oeste e Meio Oeste estão enfrentando problemas com a falta de vagas para UTIs Covid Adulto.

O nosso cenário global aponta ocupação de 75% em Santa Catarina, mas essas localidades estão com taxas elevadas e em alguns casos, com ocupação máxima”, disse. “Iniciamos essa operação que visa a busca de vagas em outras regiões e o uso do serviço aeromédico para maior agilidade nas transferências inter hospitalares”,

A aeronave permanecerá à disposição nos próximos dias para atender o serviço de regulação e transferir os pacientes. “É uma forma de auxiliar a aliviar a demanda de hospitais da região e proporcionar a distribuição dos pacientes via transferência inter-hospitalar imediata”.

O Estado de Santa Catarina não vem medindo esforços para auxiliar a região Oeste, que neste domingo apresentou taxa de ocupação de leitos de UTI em 95%. Na semana passada, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, realizou um encontro com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e representantes do Hospital Regional do Oeste.

Na oportunidade, ele cobrou a reativação imediata de leitos de unidade de terapia intensiva que haviam sido desativados, mesmo com a pactuação com o Estado. Na quinta-feira (4), a mesma aeronave Arcanjo 2 levou dez respiradores WEG para a abertura imediata de novos leitos de UTI no HRO.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou 75 leitos de terapia intensiva para a região do Oeste catarinense. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.

Para o enfrentamento da pandemia, o Governo de SC já distribuiu mais de 700 respiradores e monitores, além de insumos suficientes para o aumento em 160% da rede de UTI adulto nas unidades hospitalares catarinenses.

Sobre o Serviço Aeromédico

Com a incorporação da aeronave Arcanjo-02, modelo Embraer Carajá, com maior espaço interno, através de Acordo Operacional com a Casa Civil, o transporte aeromédico do paciente foi realizado de maneira segura e eficiente.

O transporte aéreo representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares/aeromédicos. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. No somatório dos voos deste domingo (Chapecó e Navegantes), foram percorridos aproximadamente 794,6 Km em 2,5 horas de voo.

Segundo o Comandante de Operações Aéreas de serviço no Arcanjo-02, Tenente BM Bilher, “o transporte interhospitalar é realizado com acompanhamento de uma equipe especializada, com equipamentos necessários para evitar a contaminação e de maneira célere, que permite um monitoramento dos sinais vitais e rápida atuação em caso de necessidade, ainda mais em casos de pacientes com COVID-19.

Fonte: Governo de SC

MAIS LIDAS