segunda-feira, 25 janeiro 2021
Início Geral Covid-19: Santa Catarina recebe 100 respiradores mecânicos do Ministério da Saúde

Covid-19: Santa Catarina recebe 100 respiradores mecânicos do Ministério da Saúde

O repasse atende a um pedido da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A taxa de ocupação nas UTIs é de 83% e há 255 leitos livres atualmente.

17:06

Fotos: Cristiano Estrela

O Governo de Santa Catarina recebeu 100 novos ventiladores pulmonares do modelo Vyaire IX5 para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Os equipamentos foram repassados pelo Ministério da Saúde e chegaram ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São José, na manhã deste sábado (26/12/20). Segundo o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, o repasse do Ministério da Saúde atende a um pedido da própria SES.

O ventilador pulmonar, também chamado de respirador, é um equipamento essencial para a montagem dos leitos de Terapia Intensiva (UTI), onde são tratados os casos mais graves. A Secretaria de Estado da Saúde realiza uma análise das unidades hospitalares que mais necessitam dos ventiladores para, em seguida, encaminhá-los aos hospitais. Os respiradores de UTI enviados pelo Ministério são .

Dos 1.499 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.244 ocupados, sendo 593 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 83% e há 255 leitos livres atualmente.

Fonte: SECOM/SC

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS