sexta-feira, 15 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Saúde Coronavírus Covid-19 em Blumenau: 29% dos 405 testes realizados deram positivo neste sábado...

Covid-19 em Blumenau: 29% dos 405 testes realizados deram positivo neste sábado (9/01)

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs aumentou para 62%. Um total de 1.223 pessoas estão isoladas socialmente por causa da doença.

21:28

Das 405 pessoas que procuraram os locais para fazer testes nas últimas 24 horas em Blumenau, 119 receberam o diagnóstico positivo. Isso significa um percentual de 29%. Os dados foram divulgados às 17h10 deste sábado (9/01) pela prefeitura.

Neste mesmo período, 30 pacientes foram considerados recuperados, enquanto outros 89 iniciaram o tratamento, dos quais 86 foram isolados socialmente. Felizmente não foi registrada nenhuma morte nova e esperamos que não passe dos atuais 268 óbitos por complicações causadas pela doença.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Blumenau já realizou 110.181 testes e confirmou 33.402 casos de Covid-19. Entre os pacientes infectados, 1.296 estão em tratamento, dos quais 1.223 em isolamento domiciliar e 31.838 já se recuperaram do coronavírus.

No momento, há 99 pacientes hospitalizados, entre casos confirmados e suspeitos, quatro a mais que ontem. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) há 58 pacientes internados nos 94 leitos disponíveis, 46 deles são de Blumenau e 12 de outras localidades. A taxa de ocupação está em 62%.

Nas enfermarias, há 41 pacientes, dos quais 30 são moradores de Blumenau, enquanto onze vem de outras cidades. Com isso, a taxa de ocupação neste leitos está em 23%.

Sintomas gripais

Um total de 328 pessoas procuraram os prontos socorros dos hospitais de Blumenau, dos quais 40 apresentaram sintomas gripais. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, esses dados são relevantes porque podem virar casos de Covid-19.

Centrais de Atendimento para Covid-19

Os atendimentos rápidos para Covid-19 foram procuradas por 233 pessoas e realizadas 193 coletas para testagem por RTPC-R.

A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 (fast-track) localizado no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 0h. Nos sábados e domingos, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações de intercorrências relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.