Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Covid-19: Blumenau tem 42 casos novos que chegou a 885 positivos nesta sexta (5/06)

 

 

 

Foto: Júlio Pollhein | Arte: OBlumenauense

 

 

Na noite desta sexta-feira (5/06/20), foi atualizado o boletim sobre a Covid-19 em Blumenau. Nas últimas 24 horas, foram registrados 42 casos novos de coronavírus Sars-CoV-2, que totalizaram em 885 desde o início da pandemia. Neste momento, há seis pessoas hospitalizadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e um em leito de enfermaria.

Entre as pessoas que receberam os diagnósticos positivos, 364 pacientes estão em tratamento, dos quais 357 estão em estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Depois de passaram pelo tratamento, um total de 517 pacientes se recuperaram da doença, porque já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas. Os óbitos de pessoas infectadas com Covid-19 no município permanece com três mulheres e um homem.

 

Centrais de Atendimento para Covid-19

A Central de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, foi procurada por 72 pessoas, nenhuma encaminhada para atendimento hospitalar. No local também foram realizadas 84 coletas para testagem rápida.

As estruturas de atendimento rápido para Covid-19 montadas em anexo aos sete ambulatórios gerais de Blumenau, foram procuradas por 66 pessoas, das quais 35 foram encaminhadas para testes rápidos na Vila Germânica.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Os Prontos Socorros dos hospitais foram procurados por 224 pessoas, 18 deles apresentaram síndromes gripais.

 

Sistemas eletrônicos de atendimento

No sistema Alô Saúde Blumenau, 34 pessoas procuraram atendimento para orientações sobre eventuais sintomas do coronavírus através do telefone 156 (opção 2). O serviço fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e conta com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

Já no Chat (Pronto Mobile ou WhatsApp) foram realizados 46 atendimentos com 14 encaminhamentos para consultas médicas virtuais. O sistema conta com suporte da tecnologia do WhatsApp (47 99935-3561) e da Inteligência Artificial (robô digital) que faz uma triagem de quem tenha sintomas do Coronavírus.

Esses casos suspeitos são encaminhados para a consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação por robô funcionam 24 horas por dia e as consultas são realizadas no mesmo horário do Alô Saúde.

 

Vacinação

Foram vacinadas contra Influenza durante todo o dia, 684 pessoas. A campanha que segue até o dia 30 de junho é exclusivo aos grupos prioritários, que inclui professores, gestantes, puérperas e crianças. A Campanha Nacional do Ministério da Saúde foi prorrogada até o dia 30 de junho.

O agendamento pode ser realizado acessando o aplicativo Pronto Mobile (Android e IOS), pelo site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a sua unidade de saúde.

 

Mantenha os idosos em casa e cuide da higiene

É muito importante manter o isolamento social. A prefeitura pede para que as pessoas fiquem em casa, em especial os idosos, usem a máscara de proteção sempre que saírem, mantenham as mãos higienizadas com água e sabão ou álcool em gel.

 

Confira a live que ocorreu por volta das 18h50, com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, e do secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, além de Maurício Garroti, diretor da Blumob.

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top