Covid-19: Blumenau registra 197 casos novos nas últimas 24h, totalizando 9.517

Foto: Freepik

 

 

 

Foto: Freepik

 

Blumenau já registrou 9.517 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Nas últimas 24h, foram diagnosticados 197 pacientes novos. As informações foram divulgadas pela prefeitura no início da noite desta terça-feira (04/08/20) na tradicional live direto da prefeitura.

Entre os pacientes infectados, 2.489 estão em tratamento, dos quais 2.410 em isolamento domiciliar e 6.965 já se recuperaram do novo coronavírus. No momento, há 119 pacientes hospitalizados no município, entre casos confirmados e suspeitos.

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) regulares estão todas ocupadas com 63 pacientes. Nos chamados leitos de guerra, dos 31 criados, 8 estão ocupados. São 59 moradores de Blumenau e 12 de outras cidades.

Nas enfermarias, há 48 pacientes, dos quais  43 são moradores de Blumenau, enquanto os outros 5 vem de outras cidades. Com isso, a taxa de ocupação nestes leitos está em 27%.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 31.598 testes para Covid-19. Até hoje foram registrados 63 óbitos de pacientes com a Covid-19 no município, três novos nesta terça (4).

 

Centrais de Atendimento para Covid-19

Durante todo o dia, o Setor 3 do Parque Vila Germânica, onde funciona a Central de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, foi procurado por 100 pessoas, nenhuma encaminhada para hospital. No local também foram realizadas 48 coletas para testagem por RTPC-R.

As estruturas de atendimento rápido para Covid-19 montadas em anexo aos sete ambulatórios gerais de Blumenau, foram procuradas por 362 pessoas e realizadas 152 coletas para testagem.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Sintomas gripais

Um total de 263 pessoas procuraram os prontos socorros dos hospitais de Blumenau, dos quais 45 apresentaram sintomas gripais. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, esses dados são relevantes porque podem virar casos de Covid-19.

 

Sistemas eletrônicos de atendimento

O sistema Alô Saúde Blumenau registrou 16 atendimentos. Ele é indicado para pessoas que buscaram orientações sobre sintomas da Covid-19 através do telefone 156 (opção 2)

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

Já no Chat Alô (Pronto Mobile ou WhatsApp) foram realizados 85 atendimentos com 39 encaminhamentos para consultas médicas virtuais. O sistema conta com suporte da tecnologia do WhatsApp (47 99935-3561) e da Inteligência Artificial (robô digital) que faz uma triagem de quem tenha sintomas do Coronavírus.

Esses casos suspeitos são encaminhados para a consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação por robô funcionam 24 horas por dia, enquanto as consultas no mesmo horário do Alô Saúde.

Foram imunizadas 388 pessoas na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. O agendamento pode ser realizado acessando o aplicativo Pronto Mobile (Android e iOS), pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a sua unidade de saúde.

A Prefeitura de Blumenau reforça a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa, especialmente os idosos. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Confira a live que começou por volta das 18h50, com a participação do prefeito Mário Hildebrandt, e do Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.