Covid-19: Blumenau recebe 3,7 mil doses da vacina Astrazeneca

O público-alvo são as pessoas que estão com o esquema vacinal em atraso. A remessa recém-enviada à cidade tem validade somente até o dia 2 de abril.

Foto: José Cruz [Agência Brasil]

Blumenau recebeu uma remessa de 3.775 doses da marca Astrazeneca para concluir o esquema vacinal de pessoas que receberam o imunizante na primeira aplicação, mas não retornaram para a segunda. Conforme último levantamento da Secretaria de Promoção da Saúde, 19 mil cidadãos estão em situação de abandono vacinal contra a Covid-19, dos quais 5.739 devem receber a segunda dose de Astrazeneca.

De acordo com alerta do Município, as pessoas que estão com a segunda dose desta marca em atraso devem providenciar a aplicação com a maior brevidade possível, tendo em vista que o lote recém-enviado à cidade tem validade somente até o dia 2 de abril. Além de trabalharem para evitar a perda dos imunizantes, os gestores municipais da Saúde relembram que pessoas com o esquema vacinal incompleto não atingem o nível adequado de proteção contra o vírus.

“Nós estamos fazendo todos os esforços para garantir que as pessoas recebam os imunizantes. Mas também precisamos contar com a conscientização de cada blumenauense. A orientação é para que as pessoas que não receberam a segunda e terceira dose, procurem uma unidade de saúde com sala de vacina e concluam o esquema vacinal”, enfatiza a vice-prefeita e coordenadora do Programa Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar.

1ª dose contra Covid-19

Todas as pessoas acima de 5 anos, que ainda não iniciaram o esquema vacinal contra a Covid-19, devem procurar os Ambulatórios Gerais (AGs) e as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa para recebimento da primeira dose. A lista de locais está disponível no site da Prefeitura.

Abandono vacinal

Até o dia 24 de fevereiro, Blumenau contabilizava 19.106 registros de abandono vacinal na cidade, o que corresponde a 6,76% das pessoas que receberam a primeira dose e não efetivaram a segunda (Coronavac 3.599; Pfizer 9.768; Astrazeneca 5.739). O índice é inferior ao registrado em Santa Catarina (11%) e no Brasil (13%), contudo causa preocupação uma vez que são pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto e, portanto, sem a proteção adequada.

As equipes da atenção básica seguem fazendo a busca ativa dos usuários que já estão no prazo para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19, mas que por algum motivo não providenciaram a aplicação. O município também continua fazendo envio de mensagem pelo aplicativo Pronto Mobile, para lembrar os usuários que ainda não foram receber a segunda dose.