domingo, 24 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Saúde Coronavírus Covid-19: Blumenau realiza apenas 52 testes e registra 8 casos novos nesta...
- Propaganda -

Covid-19: Blumenau realiza apenas 52 testes e registra 8 casos novos nesta sexta (25/12)

Hoje também foi confirmada a morte de um morador de 76 anos infectado com o coronavirus. Entenda porque o número de casos foi tão baixo no município.

15:02

Nas últimas 24 horas foram realizados apenas 52 testes e confirmados 8 casos novos de Covid-19 em Blumenau. Destes, 5 pacientes foram por meio de teste tipo RT-PCR, 2 rápidos e um de antígeno, que mais é mais rápido porque detecta a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Promoção da Saúde no final da tarde desta sexta-feira (25/12/20). A explicação para essa baixa é que só estava funcionando a Central de Atendimento Rápido para Casos de Coronavírus no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Todas os ambulatórios gerais, muito procurados para os testes, estavam fechados.

Desde ontem (24), 198 pacientes terminaram o tratamento da doença, dos quais 196 saíram do isolamento social e um total de 205 puderam comemorar a sua recuperação. Um homem de 76 anos, portador de comorbidades, hospitalizado desde o dia 16 de dezembro, infelizmente veio a falecer. Agora o número de óbitos de moradores infectados com o coronavírus aumentou para 245.

Desde março, já foram diagnosticados 31.103 casos positivos com 29.836 pacientes recuperados. Anda há 1.022 que seguem em tratamento, dos quais 956 permanecem em isolamento domiciliar.

Hospitais

No momento, há 99 pacientes hospitalizados, entre casos confirmados e suspeitos. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) todos os 57 pacientes internados são confirmados, 41 deles são de Blumenau e 16 de outras localidades. A taxa de ocupação está em 61%.

Nas enfermarias, há 42 pacientes, dos quais 33 são moradores de Blumenau, enquanto nove vem de outras cidades. Com isso, a taxa de ocupação neste leitos está em 37%.

Sintomas gripais

Um total de 260 pessoas procuraram os prontos socorros dos hospitais de Blumenau, dos quais 17 apresentaram sintomas gripais. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, esses dados são relevantes porque podem virar casos de Covid-19.

Centrais de Atendimento para Covid-19

A Central de Atendimento Rápido para Covid-19 do Setor 3 do Parque Vila Germânica estará aberta todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h. As únicas exceções serão no dia 31 de dezembro, quando funcionará até às 13h, e no dia 1º de janeiro, data em que o local estará fechado.

Os Ambulatórios Gerais (AG’s) estarão atendendo a população durante o período de recesso dos serviços municipais, entre os dias 21 dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021.

A orientação é para que as pessoas só busquem as centrais se estiverem com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

O coronavírus Covid-19 atinge principalmente a faixa etária entre 30/39 anos, seguido pela de 20/29 e também de 40/49. Até agora 17.135 mulheres contraíram a doença contra 13.968 de homens. Mas os que mais morrem, são idosos.

Por isso é importante e manter o isolamento social o máximo possível, usar a máscara sempre que sair de casa e cuidar quanto à higienização frequente das mãos, que deve ser feita com água e sabão ou álcool em gel.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS