O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou um processo de revitalização das fachadas de seus quartéis em todo o estado. A mudança de cor, do tradicional amarelo para o cinza crômio, faz parte de um estudo técnico que busca reduzir custos, melhorar o conforto térmico e renovar a identidade visual da corporação.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
A decisão foi motivada pela baixa durabilidade dos corantes orgânicos usados na pintura anterior, que resultavam em desbotamento rápido e maior necessidade de manutenção. Com a nova tonalidade, mais resistente às condições climáticas, a expectativa é de uma redução significativa nos gastos com materiais e mão de obra ao longo dos anos.

Segundo o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, o estudo técnico considera ainda o impacto da cor na temperatura interna dos prédios. “Estamos otimizando recursos para investir mais em áreas que influenciam diretamente o atendimento à população, como viaturas e equipamentos”, afirmou.
A projeção é de que, em 20 anos, a adoção do cinza crômio resulte em uma economia superior a R$ 39 milhões. Além disso, a mudança também busca alinhar visualmente as unidades catarinenses aos padrões de outros Corpos de Bombeiros do país, promovendo padronização e modernização das instalações.
A expectativa é que todos os quartéis de Santa Catarina estejam com a nova pintura até setembro de 2026, quando a corporação celebra seu centenário.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky