domingo, 26 setembro 2021
InícioDestaqueCorpo de Bombeiros de Blumenau alerta a população sobre os riscos dos...

Corpo de Bombeiros de Blumenau alerta a população sobre os riscos dos banhos em rios

Crianças tomando banho rio

Um importante alerta à população, para quem costuma tomar banhos em rios, parques aquáticos e recantos naturais neste verão. O 2º Tenente  do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, Renan César Vonitti Ceccato, conversou com O Blumenauense sobre os diversos riscos que a população corre.

“O declive dos rios não são gradativos, como na praia por exemplo. Para as crianças, isso é muito perigoso, pois correm o risco de um afogamento ou até mesmo de ficarem trancadas em alguma galhada ou pedra no fundo. Crianças desacompanhadas, sempre tendem a fazer brincadeiras, como dar um caldo, que consiste em “afogar o amiguinho”. Os principais casos de afogamentos registrados em rios da nossa região, foram justamente de crianças que estavam brincando e acabaram se afogando.  Já os declives (chamados buracos),  a criança entra, não da mais pé, e por não saber nadar acaba se afogando.

Digital StillCamera

“Tivemos também alguns casos em piscinas, onde por descuido dos pais, crianças acabaram se afogando. A orientação é a proteção para que a criança não tenha assesso à piscina desacompanhada. Em locais onde a piscina é mais funda, o uso de boias é indispensável”, explica o tenente.

Desde o início da temporada de verão, o corpo de bombeiros registrou uma média de 9 afogamentos na região. Tanto em rios, barragens e piscinas. O 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, atua em 15 municípios da nossa região na área de prevenção. No que diz respeito a salvamentos aquáticos, o batalhão também atende, além de clubes, rios, parques aquáticos e recantos naturais da nossa região, inclusive na barragem de Palmeiras, em Rio dos Cedros.  Mas os locais privados, são obrigados por lei a ter um profissional. 

É uma normativa da Diretoria de Atividades Técnicas de Florianópolis, onde todo local que explora comercialmente a atividade aquática, tenha um profissional habilitado pelo corpo de bombeiros, que seria o guardião de piscina. Ele é formado e credenciado pelo corpo de bombeiros, tendo um total de 50h aula. Este profissional é capacitado para fazer a prevenção de acidentes aos banhistas e também o salvamento em caso de emergência. 

É passível de denúncia, clubes, parques aquáticos ou recantos naturais que não tiverem este profissional. O tenente também ressalta que todos devem procurar locais seguros para a prática do banho. O corpo de bombeiros, não tem como monitorar todos os leitos de rios, já que não tem equipe para tantas áreas. Para evitar acidentes, devemos procurar parques aquáticos, recantos naturais ou clubes, que tenham um guardião de piscina.

Mesmo em recantos naturais, onde o banho é em rios, o corpo de bombeiros pede atenção dos banhistas. Deve-se tentar conhecer o local antes; observar onde tem uma água mais parada, mais turva, porque esse local com certeza é mais fundo. Nunca mergulhar de penhascos ou pontes, pois o risco de bater a cabeça numa pedra é grande”, conclui o tenente Renan.
Fica a dica, mesmo com o calor excessivo desse verão, se for procurar um lugar para se banhar, procure um local seguro onde tenha um profissional habilitado para eventuais emergências.

Texto e foto do Corpo de Bombeiros: Equipe O Blumenauense

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS