Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Coronavírus: Blumenau não teve nenhum caso novo e os 20 positivos passam bem

 

 

 

 

Por volta das 18h55 desta segunda-feira (30/03/20) iniciou mais uma transmissão online direto do Salão Nobre da prefeitura, com as últimas atualizações sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19. As informações foram passadas por Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau; Winnetou Krambeck, Secretário de Promoção da Saúde; e Patrícia Lueders, Secretária da Educação.

O número casos positivos Covid-19 registrados em Blumenau continua igual ao de ontem: 20. Nenhum deles está hospitalizado, alguns já foram liberados porque passaram pelo período de isolamento. Mas o secretário Krambeck destacou que o município precisa trabalhar para se preparar com o pior cenário.

Nove pessoas estão hospitalizadas na cidade, cinco delas estão em UTIs e aguardam o resultado do exame laboratorial para saber o resultado para Covid-19. Os prontos socorros dos hospitais atenderam hoje (30) 285 pessoas, 49 delas estavam com síndrome gripal.

Os Ambulatórios de Referência para Atendimento aos Casos Suspeitos de Coronavírus receberam 65 pessoas. No Parque Vila Germânica passaram 46 pessoas e na Policlínica Lindolf Bell foram 19. Ninguém precisou ser encaminhado para hospitais.

O sistema Alô Saúde (telefone 156 na opção nº 1) realizou 164 atendimentos de pessoas com dúvidas clínicas e que pediram orientações. As informações foram passadas por formandos do último ano do curso de medicina da Furb.

Blumenau tem a disposição 95 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) voltados para todas as situações, inclusive da Covid-19. O número de leitos de enfermaria foi ampliado para 102 com a parceria do Hospital Misericórdia, localizado no distrito da Vila Itoupava.

Nesta unidade só serão levados os pacientes de outros hospitais que não necessitam de uma estrutura de UTI. Assim deixam vagos os leitos de unidades mais estruturadas para atender casos graves.

Chegou novo lote de vacinas para gripe

Nesta segunda (30) chegou um lote com 11 mil novas doses para a campanha de vacinação contra a Influenza. Com isso os idosos já podem realizar os agendamentos nas unidades de saúde mais próximas através do aplicativo Pronto ou por ligação telefônica.

A vacinas devem ser aplicadas nos dias 1, 2, 3 e 7 de abril. O sistema drive-thru não será utilizado novamente com essas doses, pois, foi observado que vieram idosos de outras cidades. Com o agendamento é possível reservar as doses para os moradores de Blumenau. Para atingir a meta de vacinação ainda são necessárias outras 12 mil doses.

A Defesa Civil recebeu a doação de 250 cestas básicas, que serão distribuídas para pessoas que passam necessidades. O doador preferiu manter o anonimato.

Aulas com sistema EAD

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed) realizou pesquisa com 82,2% das crianças e adolescentes de toda a rede, incluindo Ensino Fundamental e Educação Infantil. O objetivo era identificar o meio utilizado pelas crianças e adolescentes para acessar a internet e, consequentemente, à reposição das atividades de aprendizagem em regime especial não presenciais.

Dos cadastrados, 94 dos alunos possuem acesso à internet. A grande maioria utiliza o celular, 33,3% tem notebook, 15,2% possuem computador, 8,8% fazem uso do tablet e somente 1% não possui nenhum equipamento eletrônico. Porém, de acordo com a secretária da pasta, Patrícia Lueders, a Semed garantirá a aprendizagem não presencial para 100% dos alunos.

O Conselho Municipal de Educação (CME) aprovou a resolução, que estabelece as normas de orientações sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais para as etapas I e II da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino. As aulas devem iniciar no dia 06 de abril, pela plataforma Google for Education.

Dentro dos próximos dias, será disponibilizado acesso à plataforma, via e-mail. Vale lembrar que esta medida será realizada para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, em consonância da prevenção da Pandemia do COVID-19.

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top