sábado, 8 maio 2021
Início Saúde Cooperativa de Saúde irá levar Cortinas do Abraço e fará Serenatas em...

Cooperativa de Saúde irá levar Cortinas do Abraço e fará Serenatas em casas asilares

Idosos de instituições localizadas em Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó e Indaial; serão beneficiadas pelo projeto Mês da Saúde.

A pandemia e o isolamento social, nos ensinou a reinventar e adaptar novas formas de acolher ao outro, com empatia. No mês da Saúde, Abril, a Unimed Blumenau, promove ações para idosos de 24 casas asilares de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó e Indaial.

Entre as previstas, a partir desta quinta-feira (15/04/21), estão levar Cortinas do Abraço que garantam de visitas e o contato físico entre familiares. Outra delas são as serenatas, levando através da música um pouco de conforto emocional aos idosos.

As cortinas foram confeccionadas pelas costureiras da Cooperativa dos Grupos de Inclusão Produtiva (Coopergips), que trabalham em parceria com a Unimed Blumenau. Feitas com um plástico resistente, elas garantem muita segurança durante a utilização. Este recurso irá permanecer nos asilos por tempo indeterminado e os protocolos de higienização serão rigorosamente cumpridos para garantir a proteção e a segurança de todos.

O projeto Mês da Saúde contempla ainda a arrecadação de verba para compra de fraldas geriátricas para os idosos. De 1º a 30 de abril, a cada plano de saúde vendido pela cooperativa, R$ 15,00 serão destinados à esta causa. Além disso, neste domingo (18), acontece um bate papo ao vivo no perfil do Instagram da Unimed Blumenau com o médico especialista em medicina esportiva, Dr. Tadeu Fernandes. Ele irá falar sobre saúde mental e o consequente impacto e a importância da felicidade no trabalho.

Segundo a vice-presidente da Unimed Blumenau, Dra. Irene Wiggers, este ano, o objetivo do Mês da Saúde é conscientizar a população a respeito da empatia para a construção de um mundo melhor.

“Buscamos sempre discutir com a sociedade sobre a importância da responsabilidade social, principalmente em um momento tão desafiador como este de pandemia. O interesse pela comunidade precisa ser uma realidade, e sendo um dos princípios do cooperativismo, estará sempre em nossas principais políticas”, explica.

Para a gerente de Marketing e Negócios da Unimed Blumenau, Mara Rúbia K. Olímpio, as ações são uma dose carinho para amenizar a lacuna de afeto vivida durante o período de distanciamento social. “É muito triste não poder receber um abraço de quem amamos, é desolador. Por isso, todas as ações de abril foram pensadas para proteger aqueles que agora precisam manter cuidados mais rigorosos com a saúde”, explica.

O Dia Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Em 7 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde com o tema “Construindo um mundo mais justo e saudável”, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com o outro, para que todos tenham uma qualidade de vida melhor, principalmente durante a pandemia.

* Com informações da jornalista Stefanie Herz.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS