terça-feira, 27 julho 2021
InícioTrânsitoControladores semafóricos da Rua General Osório serão testados nos dois próximos domingos

Controladores semafóricos da Rua General Osório serão testados nos dois próximos domingos

Faixa reversível duplicará capacidade da via para atender a demanda de circulação em horários de pico.

A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras (Semob) e Seterb está realizando nesta semana a revisão de toda sinalização de trânsito do perímetro de 4 km, que compreende as faixas reversíveis da Rua General Osório entre a rotatória da Rua dos Caçadores até o Terminal Oeste.

Foto: Marcelo Martins

O novo sistema, que será gerido por controladores semafóricos, otimizará o fluxo da região, tornando a via duplicada nos horários de pico, no sentido onde houver a maior demanda de veículos.

Dois testes dos controladores semafóricos foram programados pelo município e ocorrerão nos dois próximos domingos (18 e 25), antes do início da operação em definitivo da faixa reversível, que deve iniciar provavelmente no dia 28 de julho.

De acordo com a Prefeitura, o norte para os motoristas deve ser sempre seguir a indicação do controlador semafórico. O sinal verde na faixa reversível em direção ao Centro estará ativo a partir das 4h da manhã, seguindo assim até 15h30 horas. Das 16h até 3h30 da manhã, o sinal verde da pista central fica liberado em direção ao bairro.

Foto: Marcelo Martins

Aos fins de semana o fluxo pela faixa reversível fica aberto das 4h horas da manhã até 11h da manhã em direção ao Centro. Das 11h30 até 3h30 horas da manhã o sinal verde permitirá o acesso em direção ao bairro.

Segundo o secretário da Seplan, Éder Boron, o novo sistema de circulação da Rua General Osório favorecerá para uma nova realidade, entretanto os condutores terão de respeitar a sinalização para que a fluidez transcorra perfeitamente. “O controlador semafórico é que irá nortear o motorista sobre o uso da faixa reversível. Se adaptando a isso, a comunidade ganha uma via duplicada para saída e entrada do bairro conforme os horários estabelecidos”, avalia.

Tanto no momento do teste, quanto nas primeiras semanas em operação, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT), auxiliará os condutores da região para facilitar no entendimento do novo fluxo da pista central. Vale ressaltar também, que com a efetivação das faixas reversíveis, toda conversão à esquerda ao longo das faixas reversíveis tanto para lindeiros quanto em ruas perpendiculares fica proibida, implicando assim na utilização obrigatória do uso das rotatórias como ponto para retorno.

Ao longo do perímetro da Rua General Osório, cinco pontos de retorno estão disponíveis para que o condutor faça a devida conversão em segurança, sendo a própria rotatória da Rua dos Caçadores; depois na Rua Paranapanema; na rótula em frente à Cooper; na rotatória na entrada da Rua Água Branca e por fim no Terminal Oeste.

Por Fernando Gonzaga [SECOM/BNU]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS