Conta de luz mais leve em dezembro: bandeira verde volta a valer

Fim do adicional na conta de luz reflete melhora nas condições de geração de energia no país.

Arte/montagem: OBlumenauense

Dezembro chegou com um refresco para a conta de luz — e no calor isso é sempre bem-vindo! A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (29/11/24) que a bandeira tarifária será verde, o que significa que o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos não será cobrado.

A mudança veio em boa hora, já que o fim de ano é marcado por luzes piscando nas decorações de Natal e contas mais pesadas com presentes e confraternizações. Desta vez, a trégua foi possível graças ao período chuvoso, que melhorou a geração de energia hidrelétrica, mais barata do que as termelétricas acionadas em momentos de reservatórios baixos.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que o sistema de bandeiras tarifárias ajuda os consumidores a entenderem melhor os custos da energia e a tomarem decisões mais conscientes no consumo. Criado em 2015, o sistema reflete o custo variável da geração e traz o consumidor para o centro da gestão energética.

Em 2024, a bandeira verde já esteve ativa em agosto, após um período de bandeira amarela em julho. Nos meses seguintes, alternou entre as bandeiras vermelha (patamares 1 e 2) em setembro e outubro, e amarela em novembro. Agora, para fechar o ano, a bandeira verde volta com boas notícias para o bolso.

Mesmo com o alívio, a recomendação é manter hábitos conscientes, como usar aparelhos elétricos de forma eficiente e evitar desperdícios. Isso ajuda não só a economizar, mas também a garantir a sustentabilidade do sistema elétrico.


 

 


Unicesumar investe em laboratórios para consolidar a liderança no EAD em Blumenau e região