Consultas eletivas são suspensas por 30 dias em Blumenau; confira as exceções

Outra novidade na área de saúde é que a população pode procurar qualquer ESF para atendimento de Covid-19. Mudou também o período de isolamento.

Foto: Marcelo Martins

Durante a live que ocorreu por volta das 17h desta quarta-feira (19/01/22), o Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, informou que as consultas eletivas agendadas foram suspensas por 30 dias.

As únicas exceções são os atendimentos às crianças e gestantes. Situações emergenciais também continuarão a ser atendidas. O objetivo é dar prioridade aos casos relacionados à Covid-19 que aumentaram significativamente em Blumenau.

Aumento de testagem de Covid-19 nas ESF

Atualmente, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) concentram pouco atendimento, em relação ao público que procura os Ambulatórios Gerais (AGs). A partir da próxima segunda-feira (24), serão disponibilizados testes contra Covid-19 em todas as 66 equipes de , totalizando 56 locais de testagem.

Atualmente o serviço é realizado em 28 unidades, além dos sete AGs e a ideia agora é ampliar a testagem para garantir que toda a população seja contemplada de forma descentralizada, diminuindo o tempo de espera para consultas e consequentemente o fluxo de pacientes nos AGs.

Diferente de outros municípios da região, que seguirão o Ofício Circular nº 005/2022 do Governo do Estado, que sugere a testagem apenas para pacientes com sintomas respiratórios graves, Blumenau irá testar pacientes com, no mínimo, dois sintomas e 72h após o início deles.

Pessoas sem sintomas (inclusive contatos próximos), pacientes ao fim do isolamento ou interessados em participar de eventos ou para entrada em estabelecimentos não serão testados. Caso a demanda pela testagem continue sendo alta na cidade e faltem testes, o município adotará as demais medidas anunciadas pelo Governo do Estado.

Suspensão da territorialidade dos ESFs

Também foi assinda a Portaria nº 846, que suspende temporariamente a territorialidade das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), exclusivamente em casos de síndromes gripais. A medida permitirá que os moradores com suspeita de Covid-19 possam receber atendimento em qualquer ESF, independente do local em que reside. O documento tem validade de 30 dias. Situações que não sejam relacionadas à Covid-19, devem seguem sendo atendidas na unidade em que o usuário esteja referenciado.

A territorialização dos atendimentos é uma determinação do Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) que serve para organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecendo o território, as equipes de saúde que atuam nos bairros podem elaborar estratégias para atender a população da localidade.

Período de isolamento

Também houve mudanças para quem está com Covid-19. O tempo de isolamento reduziu para sete dias a partir do início dos sintomas, e de cinco para quem teve contato com infectados.