quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioEventosConselho de Núcleos da Acib debate o tratamento de efluentes em Blumenau

Conselho de Núcleos da Acib debate o tratamento de efluentes em Blumenau

Empresa responsável pela implantação da rede e o tratamento de esgoto faz explicações sobre o sistema e anuncia novidades para o Núcleo.

Na manhã dessa quinta-feira, 15, aconteceu a reunião de Conselho de Núcleos da Associação Empresarial de Blumenau, a Acib. O assunto principal do encontro foram ações em prol do meio ambiente. O vice-coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental, Adolfo Hiebert, falou sobre as atividades do grupo e destacou as visitas técnicas realizadas com o intuito de conhecer o que as empresas da área estão fazendo em relação à sustentabilidade.

O vice-coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental, Adolfo Hiebert, falou sobre as atividades do grupo.
O vice-coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental, Adolfo Hiebert, falou sobre as atividades do grupo.

O gerente operacional da Odebrecht Ambiental, que até então era conhecida como Foz do Brasil, Cleber Renato Virginio da Silva, também participou da reunião da Acib. Ele apresentou o projeto de saneamento de Blumenau e apontou a composição do sistema como as estações de tratamento de esgoto localizadas nas regiões da Itoupava, Fortaleza e Garcia.

Palestra-Acib-Foz-Brasil_02

Silva fez questão de destacar que quando a empresa iniciou as atividades em Blumenau havia apenas 4,5% do esgoto tratado e hoje já são 30%. Também apontou que ao longo desse período houve diversas mudanças, tanto no plano de ações, como nas questões contratuais. “A concessão era de 35 anos, mas passou para 45 anos para compensar o déficit financeiro que a Odebrecht vem tendo em virtude de divergências no contrato. Um dos motivos é que o contrato dizia que havia 23% de esgoto tratado na cidade, mas ao chegar aqui havia apenas 4,5%”, afirmou Silva.

Os participantes aproveitaram para tirar dúvidas e fazer questionamentos sobre a localização das estações, os prazos das obras, entre outros. “Com esses esclarecimentos pudemos ver o quanto ainda precisamos entender sobre o tratamento de esgoto e como tudo passa também pela conscientização da população em aprender sobre o assunto e fazer a sua parte”, disse Adriana Moser, presidente do Conselho de Núcleos.

Palestra-Acib-Foz-Brasil_01

Uma das novidades apresentadas por Silva foi de que a administração do sistema de água, esgoto e lixo vai ficar num único espaço. “Tudo vai ser centralizado na antiga sede da delegacia regional, na Avenida Presidente Castelo Branco, junto com outros órgãos, como o Procon”, contou o gerente operacional da Odebrecht Ambiental.

Karin Bendheim | Presse

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS