domingo, 24 outubro 2021
InícioEntrevistaConheça uma das pessoas que faz muito pelo turismo em Blumenau

Conheça uma das pessoas que faz muito pelo turismo em Blumenau

Elson-Campos-Ferreira_10

Elson Campos Ferreira tem a missão de divulgar o que de bom o turista pode encontrar em Blumenau. Além disso, ele e sua equipe planejam e criam opções para sermos uma cidade atraente não só para o turista, mas para o próprio blumenauense. Um trabalho que exige estar a postos, não importa o dia da semana, muito menos a hora.

Elson-Campos-Ferreira_12O Diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo de Blumenau vai trazer interessantes revelações sobre o trabalho desenvolvido em sua diretoria.

OBlumenauense: Como é o seu trabalho como Diretor de Planejamento e Promoção da Sectur?

Elson Campos Ferreira: Estou desde março de 2009 envolvido com a secretaria de turismo, no cargo de Promoção e Eventos. Nosso trabalho começa aos poucos a mostrar resultados muito positivos. Por exemplo, na sexta-feira (24/7) tinham 30 ônibus de turismo no Parque Vila Germânica. Nos últimos dois meses, o número de ônibus com turistas que visitaram o parque cresceu 51%.

Participação da Sectur/Parque Vila Germânica em importante reunião com a Santur e Trade Turístico sobre a participação de Encontros Comerciais com as Embaixadas do Brasil nos Países da América do Sul. | Foto: Silvia Cristina Bomm
Participação da Sectur/Parque Vila Germânica em importante reunião com a Santur e Trade Turístico sobre a participação de Encontros Comerciais com as Embaixadas do Brasil nos Países da América do Sul. | Foto: Silvia Cristina Bomm

Tudo fruto de um árduo trabalho, que inclui acompanhar e participar de workshops, feiras e muitas reuniões com operadoras de viagens. Ontem (28/07),  tive uma reunião em Balneário Camboriú a convite da Embratur e Santur, que pretendem divulgar destinos como Blumenau através das embaixadas do Mercosul. Aliás, falando nele, tivemos um grande número de turistas uruguaios, argentinos e chilenos vindo para a cidade.

A festa de reveillon em Blumenau, evento que organizo desde 2009, pulou de 15 mil para 75 mil pessoas na última edição. Junto com o Magia de Natal, a taxa de ocupação dos hotéis chegou a 70%, em um período em que há 4 anos atrás os funcionários entravam em férias. Estou diretamente envolvido no planejamento e coordenação desses eventos. Como parte do Magia de Natal, foi criado o projeto Natal nos Bairros, ideia minha e da Silvana, que trabalha na secretaria de turismo. É emocionante, pelo lado social, principalmente porque envolve crianças e a comunidade. Faço questão de participar pessoalmente.

reveillon-Blumenau-dez2014_33

Outro projeto que promete fazer muito sucesso é a Rota das Cervejas, afinal nossa cidade promove a 2ª maior festa da cerveja do mundo. Para profissionalizar, nós contratamos o SENAC, com parceria de entidades como o Trade Turístico de Blumenau, as cervejarias artesanais, entre outras. Até então, o turista chegava na cidade e muitas vezes encontrava determinada cervejaria fechada.

Fomos visitar cada uma das 12 cervejarias que farão parte desse roteiro. Elas se comprometeram a estruturar um barzinho com degustação, além de oferecer um tour que mostra o processo de fabricação da cerveja, desde os grãos até a saída do produto final.

Também estamos trabalhando com os roteiros da natureza, como é o caso da Nova Rússia, além de investir na Vila Itoupava. Lá existe uma verdadeira mina de ouro para o turista.

Mas também tem aquele dia a dia, como por exemplo, coordenar o Museu da Cerveja, os CATs (Centros de Atendimento aos Turistas), elaborar os roteiros turísticos, participar diretamente da elaboração do plano municipal de turismo, além de criar novos atrativos para a cidade. Então é planejar e executar.

Vale destacar as parcerias com os municípios vizinhos, como por exemplo Pomerode, Brusque e Balneário Camboriú, para que os turistas que visitarem nossa cidade, também conheçam as outras do Vale Europeu. Da mesma forma o inverso. Outra parceria muito boa é com o Parque Beto Carreiro, onde um estimula a visita ao outro. Esse é um trabalho cansativo, contínuo, de médio a longo prazo, que nunca para.

Mas é muito importante chamar a atenção para as importantes parcerias que temos. São desde o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes; CDL, Sindilojas, SANTUR, Convention Visitors Bureau, Conselho Municipal de Turismo, entre outras.

 

Elson-Campos-Ferreira_05

OBlumenauense: Que ações estão sendo utilizadas para promover a cidade lá fora?

Elson Campos Ferreira: Na divulgação da Oktoberfest dessa nova administração, nós mudamos um pouco o foco, já que a festa é um evento consolidado. Continuamos levando a realeza para os eventos que nós vamos, mas desde o começo do ano vai junto o Papai Noel e o coelho da Osterdorf. Esses personagens estão ajudando muito a vender a imagem de Blumenau, porque atraem as agências e as operadoras de viagem.

Abertura_Osterdorf_2014_32

Hoje nós participamos nas feiras de turismo no Brasil com toda a programação do próximo ano pronta, com datas, horários, etc… Assim eles podem vender Blumenau sabendo exatamente quando acontecerá a Osterdorf, Oktoberfest, Festitália, etc… Os nossos projetos estão sendo feitos todos com muita antecedência, o que dá muita credibilidade. Essas grandes operadoras de turismo como CVC, Flytour, Ancoradouro, só vendem produtos turísticos consolidados. O resultado apareceu no final do ano, com a taxa de ocupação do hotéis. Aliás, sempre ofereço nestas feiras nosso tarifário hoteleiro.

Projeto Natal nos Bairros

Também estamos trabalhando muito o Mercosul, principalmente através da participação de mesas de negócios. Elas são feitas normalmente em hotéis ou locais apropriados como centro de eventos, onde só participam quem tem produtos turísticos para vender.

Cada participante tem uma mesa própria para mostrar seu material, no caso, Blumenau. O país que está organizando a mesa, reúne suas principais operadoras, onde as agências conhecem que está sendo divulgado e tem a oportunidade de conversar diretamente conosco. Você vende o produto, mostra o cartão, tem um contato mais próximo. O número de turistas uruguaios, argentinos e chilenos para Blumenau foi um reflexo direto dessas participações.

OBlumenauense: Quais as próximas feiras que vocês irão participar?

Elson Campos Ferreira: Vou começar por esta terça-feira (28), em que tivemos a honra de sermos convidados pela Embratur e Santur, para através das embaixadas brasileiras, participar de atividades em diversos países do Mercosul, como Peru, Paraguai Bolívia Chile e Argentina. É mais uma oportunidade para divulgar as opções turísticas no continente sul americano.

No dia 14 de Agosto teremos a AVIRRP (Associação das agências de viagem de Ribeirão Preto e região), uma das maiores feiras do interior do estado de São Paulo. Em setembro tem a feira promovida pela ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem de São Paulo e região), na capital paulista. No mesmo mês terá uma feira de viagens em Buenos Aires, em novembro terá o Festival Internacional de Turismo em Gramado.

OBlumenauense: Cite um projeto que esteja trabalhando e considera fundamental para o turismo em Blumenau?

Elson Campos Ferreira: Estamos motivados e envolvidos na elaboração do maior documento sobre turismo que uma cidade pode ter: o plano Municipal de Turismo. Ele está sendo elaborado por toda sociedade blumenauense com a participação de 63 instituições públicas e privadas. O trabalho é conduzido através de fóruns e reuniões onde são feitas as votações.

Até o final deste ano, nós pretendemos encaminhar o projeto final à Câmara de Vereadores para que seja aprovado e depois sancionado pelo prefeito. A partir do início do ano que vem, teremos um documento oficial para o turismo de Blumenau, que vai abranger todo o trade turístico da cidade, que abrange desde o taxista, restaurante, rede hoteleira, etc … É um trabalho muito meticuloso que está sendo conduzido pela nossa diretoria.

OBlumenauense: Quantas pessoas fazem parte de sua equipe?

São seis pessoas na minha diretoria, que conta com todo o suporte da equipe do Parque Vila Germânica e da Secretaria de Turismo. Só tenho a agradecer pela parceria diária à Sandra Cristina Nienow, Andreia Mandel, Fernando Schneider, Adriana Salles, Suellen Vieira e Leila Menestrina.

 

Elson-Campos-Ferreira_08
Moção da Câmara de Vereadores por relevantes serviços prestados à comunidade

Veja uma parte de um currículo respeitável:

  • Pós-Graduação: MBA Gestão Pública Municipal. Cursos de especialização em Marketing desportivo; Gestão pública; gestão e organização de eventos. Bacharel em Ciências da Computação (UFSC) e Educação Física (UDESC);
  • Duas Moções da Câmara de Vereadores Por relevantes serviços prestados a Comunidade;
  • Titulo de Cidadão Honorífico de Blumenau;
  • Foi presidente (por dois mandatos) da Liga Blumenauense de Futsal, quando criou a Taça Cidade de Blumenau e Taça RBS de Futsal. Criou o troféu destaque esportivo de Blumenau;
  • Árbitro Nacional de Voleibol durante 28 anos, premiado em Brasília-DF em 1994 como melhor árbitro Nacional;
  • Membro da comissão Catarinense de árbitros de Voleibol;
  • Membro da Comissão Nacional de Marketing das ligas de handebol representando o sul do país;
  • Diretor eleito da Escola Conselheiro Mafra por dois mandatos , período em que recebeu moção tanto da Câmara de Vereadores por relevantes serviços prestados à comunidade, como da câmara de vereadores mirim, pelo apoio e incentivo ao projeto;
  • Em 2004 foi convidado para ser Gerente de Desenvolvimento Social Urbano e meio ambiente na SDR de Blumenau, acumulando por dois anos também o cargo de gerente da Organização e Lazer também nesta secretaria;
  • No ano de 2006 foi convidado para ser Gerente Financeiro da Fundação Municipal de Desportos, meses depois passou a ser Diretor Técnico. Neste período criou a bolsa do atleta municipal com aval do Ministério do Desporto. Blumenau foi a segunda Cidade no Brasil a criar e a primeira a implantar;
  • Em janeiro de 2007 assumiu a presidência da FMD, onde participou diretamente da revitalização do parque Ramiro Rüediger. Foi através dele que foi instalada a primeira pista oficial de Skate, uma reivindicação antiga da Associação dos skatistas de Blumenau;
  • Instalou a primeira academia da terceira idade (ATI) de Santa Catarina no Parque Ramiro Ruediger;
  • Coordenou a reforma do ginásio do Galegão;
  • Teve papel essencial na instalação da praça na Rua República Argentina, bem como a área de lazer no morro do Cruzeiro na Velha Grande;
  • Depois de 6 anos, teve papel fundamental para reconquista da hegemonia dos Joguinhos abertos de Santa Catarina em 2008. No final do ano, recebeu do Conselho Estadual de Desporto o Troféu Gustavo “Guga” Kuerten, como melhor instituição esportiva de Santa Catarina.
  • Ainda tem muito mais …

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS