segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioClimaConheça os principais dados sobre a chuva que assustou os blumenauenses em...

Conheça os principais dados sobre a chuva que assustou os blumenauenses em outubro

Na tarde desta terça-feira (24), o AlertaBlu divulgou uma série de informações a respeito das chuvas do mês de outubro. Em vários momentos parecia certa a chance de acontecer uma enchente maior. Mas felizmente o máximo que o Rio Itajaí-Açú alcançou foi 10,03m. Confira agora todos os dados analisados pelas meteorologistas Taciana Weber e Francine Sacco.

Uma chuva persistente e acima da média climatológica, caiu em outubro sobre Blumenau, com distribuição relativamente homogênea em todo o município. A Figura 1 apresenta o acumulado de chuva do mês por estação pluviométrica da rede do AlertaBlu. Os maiores acumulados foram registrados no extremo norte do município, nas estações da Tatutiba e Vila Itoupava com 410 e 379mm respectivamente, sendo que o esperado para o mês era 136mm.

 

chuva_acumulada_out_2015
Figura1: Volume acumulado de chuva no mês de outubro nas estações do AlertaBlu.

Na Figura 2 observa-se que a primeira quinzena do mês apresentou chuva frequente e persistente em todos os dias do período, os dias com chuva mais significativa foram os dias 8,13 e 14/10 com volumes médios de 44, 30 e 22mm respectivamente.

Durante o mês predominaram os dias com chuva fraca resultante da circulação marítima. Na segunda quinzena do mês, foram registradas nas estações pluviométricas do AlertaBlu, chuva em 13 dias, ou seja, em apenas dois dias do mês de outubro não choveu em Blumenau. Os dias com chuva mais intensa nesse período foram os dias 16, 21 e 22/10 com acumulado médio no município de 30, 26 e 55mm respectivamente.

 

precip_media_diaria_out_2015
Figura2: Volume acumulado e chuva diária no mês de outubro nas estações do AlertaBlu.

Esta condição de chuva frequente e por vezes intensa, resultou em elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau. Na Figura3 é possível observar que o rio esteve entre e acima do nível de 4,0m por mais de 20 dias consecutivos (entre os dias 09 e 30/10) e por quatro vezes atingiu e/ou superou a cota de 6m, sendo que em uma dessas vezes o Rio atingiu seu pico no dia 23/10 os 10,03m, configurando assim, entre os dias 22 e 23/10 um evento de enchente no município.

 

Figura3: Nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau durante o mês de outubro.
Figura3: Nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau durante o mês de outubro.

É importante ressaltar que o evento de enchente não foi resultado apenas da chuva observada no município de Blumenau, e sim da chuva ocorrida dos municípios que fazem parte da bacia do Rio Itajaí-Açu, que também apresentaram precipitação significativa e até mesmo superior a de Blumenau. Para exemplificar essa situação, a Figura 4 mostra o acumulado de chuva diário para o mês em questão em municípios do Alto e Médio Vale do Itajaí.

 

 

Figura4: Acumulado diário de chuva nos Municípios do Vale do Itajaí em outubro de 2015.
Figura4: Acumulado diário de chuva nos Municípios do Vale do Itajaí em outubro de 2015.

De acordo com a Figura 4, observa-se que houve um acumulado bastante elevado em algumas localidades do Vale do Itajaí especialmente nos dias 16, 21 e 22/10, que resultou em elevação do Rio em Blumenau tanto no dia 16 quanto no dia 23/10, quando houve o pico da enchente. A Figura 5 mostra o acumulado mensal nos municípios do Vale do Itajaí no mês de outubro, ratificando o fato de que o mês de outubro foi úmido e com acumulados de chuva bastante elevados em todos os municípios do Vale.

 

Figura5: Chuva acumulada no mês de outubro nos municípios do Vale do Itajaí.
Figura5: Chuva acumulada no mês de outubro nos municípios do Vale do Itajaí.

No que diz respeito às temperaturas, o mês de outubro apresentou temperaturas mínimas acima da média em quase todo o mês, as temperaturas máximas, em geral, oscilaram em torno da média climatológica. Um fato chama a atenção neste mês, as amplitudes térmicas diárias (diferença entre a temperatura máxima e mínima do dia) foram pequenas, isso pode ser explicado pela presença de nebulosidade e à chuva do mês de outubro, que dificultou a elevação da temperatura durante as tardes.

temp_extremas_out_2015
Figura 6: Temperaturas máximas e mínimas registradas na estação Meteorológica do AlertaBlu, no Parque Ramiro Ruediger.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS