domingo, 9 maio 2021
Início Geral Conheça as linhas que vão operar no Terminal Norte (Itoupava Central) em...

Conheça as linhas que vão operar no Terminal Norte (Itoupava Central) em Blumenau

 

 

 

 

O Terminal Integrado Norte, que leva o nome de Ricardo Hertel, de acordo com a Lei Ordinária nº 8369, vai inaugurar neste sábado (7/11/20). A previsão é que a estrutura atenda mais de 5 mil usuários do transporte coletivo da região ao dia, com a operação de duas linhas troncais e sete alimentadoras.

Entre as linhas criadas estão os troncais 80 – Via Pedro Zimmermann, e 81 – Via Gustavo Zimmermann. Os itinerários dessas linhas foram elaborados a fim de otimizar o transporte de passageiros entre os terminais Aterro e Norte. Uma novidade é que em horários de pico estas linhas também vão interligar o Terminal da Fonte.

Esta ação foi definida com base em um estudo com os troncais 10 e 11, que permitiu observar os trajetos com maior fluidez que estas linhas percorriam, com isso, implementando no itinerário dos troncais recém-criados. Desta forma, a linha 80, no horário de pico da tarde, sairá do Terminal Fonte, passando pela Av. Beira-Rio, Av. Martin Luther, Ponte Tamarindo, Rua 02 Setembro, Terminal Aterro, Rod. Pedro Zimmermann, e chegando ao Terminal Norte.

Já a linha 81, no horário de pico da manhã saíra do Terminal Norte, passa pela Rua Gustavo Zimmermann, Terminal Aterro, Rua 2 Setembro, Policlínica, Ponte do Tamarindo, Rua São Paulo, Rua 7 Setembro, chegando ao Terminal Fonte. Com isso os usuários não precisam trocar de ônibus e pegar outro troncal.

Linhas alimentadoras

O novo terminal terá a operação de sete linhas alimentadoras atendendo os moradores da região Norte de Blumenau. Com isso, haverá uma redução de 50% do trajeto e tempo de descolamento dos ônibus. Dessas linhas, quatro tiveram a mudança na numeração, trocando o 1 pelo 8 no dígito inicial da linha (802, 803, 804, 805), e agora operam somente no Terminal Norte, a 808 alterou a numeração, mas continuará também saindo do Aterro, além do Norte. Outras duas linhas (1109 e 122) seguem com a numeração antiga, pois continuam com operação no Terminal Aterro.

Destaque para a junção das linhas 108 – Alvorada, e 214 – Cidadão, que agora virou a linha 808 – Arnoldo Beck, com 12 viagens diárias durante a semana, algumas atendendo também a região do Loteamento 3 Coqueiros e CAIC. A linha 802 – Margem Esquerda, em alguns horários vai atender a região da Erich Mayer e do Salão Carolina, que antes não tinham horários à disposição.

A linha 803 – Itoupava Rega, terá três horários em dias da semana, com destaque para o atendimento aos moradores da Rua Max Link. Com o 804 – Vila Itoupava, que também atende a Max Link, os usuários das ruas Augusto Bauer e Saxônia serão beneficiados. Ao todo será incluída, com esta linha, sete novos horários por dia, de segunda a sexta-feira.

Para quem utiliza a linha 805 – Divisa de Massaranduba, com o novo terminal será adicionada três viagens durante a semana, duas aos sábados e domingos. As linhas 109 – Erich Belz, e 122 – Via Moinho, além de operar no Terminal Norte, seguirão com horários saindo do Terminal do Aterro. Com a Erich Belz, os moradores do Loteamento Pôr do Sol e Rua Rudolfo Walter também serão atendidos. Com o Via Moinho, moradores da Rua Ricardo Georg, Loteamento Jardim Luciana, Rua Paul Zingel e Rua Erich Mayer terão algumas linhas para suprir a demanda.

Os horários e itinerários estarão disponíveis nas plataformas dentro do terminal, no aplicativo e site da Blumob. Abaixo, o mapa de como estão distribuídas as seis plataformas de embarque e duas de desembarque, além da bilheteria, saída e entrada do novo Terminal Norte. A Seterb explica que as primeiras semanas serão de ajustes para a sincronização de conexões e de chegadas e partidas, com o intuito de melhor atender os usuários do transporte coletivo de Blumenau.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS