Confira se seu bairro está na lista dos 22 onde poderá faltar água nesta terça-feira (11/06)

Foto: SAMAE / divulgação

 

 

Foto: SAMAE / divulgação

 

Como já divulgado por OBlumenauense na semana passada, é a partir das 6h desta terça-feira (11/06/19) que inicia uma manutenção preventiva da Estação de Tratamento II (ETA II). Os serviços vão se concentrar nos desvios artificiais existentes no reservatório de contato chamados de “chicanes”.

Para que o trabalho possa ser feito em segurança, será necessário interromper o abastecimento de água. A previsão é que os trabalhos terminem até às 17 horas, quando serão iniciados os procedimentos para que tudo volte à normalidade.

A orientação do Samae é para que os moradores de Blumenau economizem água neste período. Nessas horas vale ressaltar a importância de quem tem caixa d’água instalada, que garante uma reserva. Segundo a autarquia, o objetivo da manutenção é garantir que a estação continue funcionando para evitar alguma interrupção abrupta no futuro.

O diretor de Operações do Samae, Guto Reinert, explica que o procedimento faz parte do plano de manutenção preventiva da autarquia para proteger os equipamentos. “Quando a Celesc retirou o conduto na Usina do Salto, realizamos uma das etapas de manutenção na entrada da ETA II, onde há a captação de água bruta. Agora é extremamente necessário realizar reparos nos chicanes. Como são peças grandes, optamos por fazer o procedimento em uma época mais fria por conta do menor consumo de água”.

Durante a realização dos serviços poderá ocorrer intermitência no abastecimento nos bairros atendidos pela ETA II. O ideal é evitar usar a água durante a manutenção para lavar calçadas, carros e grande quantidade de roupas. Além disso, em alguns momentos o sistema também poderá apresentar instabilidade, deixando a água turva.

O diretor-presidente do Samae, André Espezim, explica que, quando uma unidade de tratamento não funciona bem, a qualidade final da água acaba sendo afetada. “Por isso, a manutenção programada é importantíssima para evitar a interrupção do tratamento de água, diminuição de reparos emergenciais, redução de custos, além de contribuir para durabilidade dos equipamentos. Pedimos a colaboração e paciência das famílias para a realização dos trabalhos, que é um benefício para todos”, afirma.

Os bairros atendidos pela ETA II são: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta e Itoupava Norte. Inclui ainda o Tribess e Nova Esperança. Inclui ainda o Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte e o Testo Salto.

Como nem sempre as pessoas conseguem acompanhar os noticiários, seria interessante compartilhar essa matéria. Talvez sua/eu vizinha/o, amigo ou parente ainda não saiba.