sábado, 23 outubro 2021
InícioCulturaConfira como será o 32ª Fitub que começa nesta quinta (14/10) de...

Confira como será o 32ª Fitub que começa nesta quinta (14/10) de forma virtual

Irão participar grupos teatrais internacionais de Viena (Áustria) e Buenos Aires (Argentina), nacionais do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além dos blumenauenses.

A 32ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau será realizado entre os dias 14 e 23 de outubro de 2021. O evento ocorrerá no formato virtual, com transmissões ao vivo pela FURB TV no YouTube, em função da pandemia de Covid-19.

Com performances de palco, ao ar livre e modelos híbridos de apresentação, serão apresentados seis espetáculos convidados, 12 selecionados, sete que integram a Mostra Blumenauense de Teatro e outros seis na ação Teatro e Escola. Uma oportunidade única para prestigiar grupos teatrais internacionais de Viena (Áustria) e Buenos Aires (Argentina), nacionais dos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além dos grupos da própria Blumenau.

Sonho de uma noite de Galpão – Acervo Fitub

A abertura será com Sonhos de uma noite com o Galpão, do mineiro Grupo Galpão, consagrado no Brasil e que já esteve nos palcos do festival em edições anteriores. Para diminuir a saudade da emoção de ter o Fitub aquecendo as ruas da cidade, duas ações especiais serão presenciais em espaços abertos. A programação terá ainda cinco oficinas divididas entre presenciais e on-line, mesas de debates e rodas de conversas virtuais.

Eu Matei Sherazade – Acervo Fitub

Compromissos da FURB

“Não deixamos de honrar o nosso compromisso com este espaço pensado para o estudo e reflexão das artes da cena. Um espaço para esbanjar o gosto pelo teatro, que neste período pandêmico precisou se adaptar de maneira radical. Seguimos firmes no propósito de manter esse espaço já consagrado através de suas 31 edições, que a nossa universidade, a FURB, realiza por todos esses anos, desde 1987”, destaca o professor e coordenador do festival Fábio Hostert.

A reitora da FURB Marcia Cristina Sardá Espindola ressalta que ao promover o Fitub, a instituição reafirma a missão em unir ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. “Muito orgulha a nossa Universidade em novamente promover o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, evento que reafirma nossas relações com a comunidade, estimulando a economia criativa e o desenvolvimento artístico e cultural do Estado de Santa Catarina, envolvendo artistas de todo o Brasil e também do exterior, neste que é um dos eventos mais importantes do calendário do teatro universitário da América Latina”.

Esta 32ª edição do festival é realizada pela FURB, tendo patrocínio pela emenda parlamentar da então deputada Ana Paula Lima via Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, apoios do Sesc, Secretaria de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau e Teatro Carlos Gomes.

Casa Suzana – Acervo Fitub

Fitub em casa!

Para chegar a todas as pessoas, os espetáculos terão a tradução em Libras e as apresentações internacionais serão legendadas. A programação completa do 32º Fitub já está disponível no site furb.br/fitub. O público pode aproveitar para seguir e ativar as notificações no Canal da FURB TV, no Youtube pelo endereço https://www.youtube.com/furbtv e interagir com o perfil do Fitub nas redes sociais Instagram, TikTok e Facebook.

As inscrições para oficinas podem ser realizadas também pelo site, com formulários disponíveis nos links de cada uma nas descrições. A participação do público em análises, debates, mesas temáticas e rodas de conversa é livre, sem inscrição. Os eventos presenciais em espaço aberto serão abertos para a comunidade, respeitando o uso de máscaras e distanciamento social.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS