domingo, 28 novembro 2021
InícioEventosConfira como foi o Exercício Simulado de Ajuda Humanitária em Indaial desta...

Confira como foi o Exercício Simulado de Ajuda Humanitária em Indaial desta terça (6/08)

 

 

 

Durante esta terça-feira (6/08/19), as atividades do Exercício Simulado de Ajuda Humanitária, que ocorrem em Indaial (SC), começaram ao meio-dia e terminam às 23h30min.

Além dos militares do Exército sediados em Blumenau, participam tropas vindas de Florianópolis, Porto União, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Também havia militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de SC, membros da Defesa Civil de SC, Samu e Polícia Civil. Além disso, os exercícios envolveram todos os setores da Prefeitura, Defesa Civil de Indaial e Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial.

A simulação começou ao meio dia com um vídeo da imprensa local informando sobre saques em estabelecimentos comerciais e furtos em vias públicas da cidade. As tropas começaram a patrulhar o bairro Tapajós, próximo ao Mini Mercado Ferssara, localizado na Rua Buenos Aires.

Meia hora depois, civis pedem resgate na Avenida Carlos Schroeder, no bairro Nações, depois que o rio subiu e alagando as proximidades da residência. Há informações de que as pontes que dão acesso à área encontram-se destruídas e que há um ferido no local (fratura na perna) que necessita de atendimento. O destacamento de engenharia deverá montar uma passadeira para possibilitar o resgate dos ilhados e o atendimento pré-hospitalar do ferido.

 

 

Às 13h foi emitida uma ordem para que seja ativado o Abrigo PAME, localizado na Rua Leoberto Leal, 155, no bairro Tapajós. A tropa deverá realizar a segurança do local, que deverá permanecer em condições de receber a população desalojada.

 

 

Na próxima hora, moradores desalojados chegarão ao abrigo e deverão passar por triagem de segurança, médica (SFC) e cadastramento. A tropa teve que acomodá-los de forma ordenada, garantindo a segurança do local e coibindo possíveis desvios de conduta.

 

 

O evento principal foi nesse mesmo horário na Ponte dos Arcos, que contou com resgate de civis ilhados e feridos, utilizando embarcações e helicópteros. Na simulação havia uma pessoa inconsciente e uma mulher grávida.

A tropa do exército teve que estar em condições de receber, catalogar e armazenar donativos para depois distribuí-los aos moradores. Às 1430h, um caminhão da ONG “BRAÇO AMIGO” chegou à na base do Exército no Parque de Exposições Jorge Hardt. No local foram entregues donativos contendo roupas, alimentos, remédios, brinquedos, etc.

Por volta das 15h foi realizado o reconhecimento com a cavalaria na área de pastagem dos animais do Regimento de Polícia Montada. A equipe percorreu os pontos coordenados para verificar se a cheia do Rio Itajaí-Açu está comprometendo o criadouro de animais.

Depois, as tropas entregaram os donativos aos desabrigados do abrigo, coordenando a distribuição de forma ordenada e coibindo desvios de conduta que possam surgir. Às 19h, a Base do Exército em Indaial sofreu uma queda de energia e começou a utilizar um gerador. Uma hora depois ela foi restabelecida.

 

 

O próximo exercício, às 20h30min, envolveu o deslizamento de terra sobre um veículo ao lado do Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters. Na simulação, havia muitos curiosos no local e as vítimas estavam em estado grave.

As atividades encerraram às 23h30min com um civil que tinha uma fratura no braço. Ele estava ilhado em uma residência na Rua Augusto Maass, no bairro Arapongas. A área encontra-se alagada e somente caminhões conseguem transitar no entorno da residência.

A simulação continua a partir das 8h desta quarta-feira (7).

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS