terça-feira, 18 janeiro 2022
InícioEventosConfira como foi a primeira noite da 25ª Festitalia em Blumenau

Confira como foi a primeira noite da 25ª Festitalia em Blumenau

 

Fotos: Luciano Bernz [Curtindo Blumenau]

Na noite desta sexta-feira (13/07/18) começou no Setor 2 do Parque Vila Germânica, a 25ª edição da Festitalia, que resgata os costumes, gastronomia e cultura italianos. É a oportunidade perfeita para saborear diferentes pratos, escutar música boa e degustar um bom vinho.

 

 

A cerimônia de abertura reuniu autoridades e dirigentes do Lira Circolo Italiano Di Blumenau, como o presidente Fred Duerk Wachholz, e seu vice Valdair Matias. Fred recebeu uma moção em comemoração aos 25 anos da festa da Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Alexandre Matias. Ex-presidentes da entidade responsável por criar a festa, também estavam presentes no palc, como José Domingos Gavioli, Décio Antônio Moser, Tarcísio Girardi e Udolino Campestrini.

 

As Reginelas e Fred Duerk Wachholz, presidente do do Lira Circolo Italiano Di Blumenau

 

A entidade preserva os costumes e tradições que vieram com os colonos oriundos de diferentes da Itália. Neste ano, as Reginelas (rainhas da festa) deste ano foram eleitas representando as diferentes regiões dos grupos dentro do Lira. Portanto não há princesas como normalmente acontece.

Entre as autoridades de destaque, estavam o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; o Senador da República, Dalírio Beber; o Secretário de Estado da Infraestrutura, Paulo França e a correspondente do Consulado Italiano, Norma Maria Da Rui.

 

 

Para formalizar a abertura oficial, foi aberta uma garrafa de espumante usando um sabre, aquela espada com lâmina curva. Em seguida, foi a vez de Deco Dalponte e Banda assumirem a programação musical.

Na gastronomia tem pizza, macarrão, polenta, fondue, buffet, crepe suíço, batata recheada, entre outras delícias. Quem quiser podia adquirir uma boina italiana, chapéu, botton e camisetas da Festitalia.

Uma cena que chamou a atenção, são as Reginelas em uma gôndola (sobre estrutura de rodas) passando pelo pavilhão. Um homem fazia o papel de remador, lembrando a clássica imagem de Veneza, na Itália.

 

 

Nesta noite de sábado (14), o pavilhão do Setor 2 abre às 19h. Entre às 19h30min e 20h, tem apresentação do grupo de Canto Fratelli Del Circolo. Depois segue com música eletrônica até às 21h30min, quando sobe no palco Deco Dalponte e Banda.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS